Resumo

Título do Artigo

FATORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS MULTILATINAS
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Palavras Chave

internacionalização
país de origem
multilatinas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Fabiane Fidelis Querino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE
2 - Letícia Bettoni Siqueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE - Departamento de Administração e Economia
3 - Ednilson Sebastião de Ávila
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Erica Suélen do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós Graduação em Administração
5 - Lucas Pessi Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

O estudo sobre as empresas multilatinas começou a ganhar relevância acadêmica nos últimos anos (AGUILERA et al., 2017). Esse fato se justifica, pois, são poucas as empresas da América Latina que estão entre as maiores ou mais valiosas empresas do mundo. Além disso, as empresas nativas dessa região compartilham de semelhanças em seus antecedentes históricos, econômicos e políticos, além das características geográficas e culturais que as diferenciam de outras regiões do mundo (CUERVO-CAZURRA, 2016).
Esse trabalho visa responder a seguinte pergunta: Quais são os fatores do país de origem que influenciam na escolha de internacionalização das empresas multilatinas? Sendo assim, o objetivo geral é analisar quais são os critérios determinantes para as multilatinas saírem do seu país de origem e se instalarem em outro país específico.
A teoria institucional, influenciada pelos autores North (1990) e Scott (1995), argumenta que as estratégias das firmas, são em partes, um reflexo das intuições instaladas do país de origem e do anfitrião. Dessa forma, dado as características institucionais dos países latino-americanos, e o estudo sobre as empresas multilatinas se faz relevante, uma vez que as empresas que conseguem crescer e prosperar em tais contextos institucionais, elas desenvolvem recursos específicos vinculados às estratégias adotadas para gerenciar as barreiras comerciais (AGUILERA et al., 2017).
Como método estatístico utilizado para responder ao objetivo de pesquisa, foi aplicado a técnica de probit aplicado a dados em painel, pois é um método que permite representar a variável dependente por uma dummy com regressores variando entre os indivíduos e o período.
Os resultados encontrados demonstram que as variáveis macroeconômicas dos países de origem das multilatinas não foram significantes para a determinação da localização, mas o PIB mundial, as características da firma, assim como as fusões e aquisições, foram determinantes e estatisticamente significativas para a localização das multilatinas. Isso demonstra que a internacionalização está altamente relacionada com o tamanho da firma, assim como sua experiência. Ou seja, quanto maior a firma mais recurso a mesma terá para investimento em novos países.
Dessa forma, respondendo a pergunta que norteia esse estudo, os fatores do país de origem que influenciam na escolha de internacionalização das empresas multilatinas são o PIB mundial, as características da firma, assim como as fusões e aquisições realizadas pelas empresas multilatinas. Percebe-se que as variáveis que são características da empresa são altamente relevantes para o modelo. Isso demonstra que a internacionalização está altamente relacionada com o tamanho da firma, assim como sua experiência.
AGUILERA, Ruth V. et al. Multilatinas and the internationalization of Latin American firms. Journal of World Business, v. 52, n. 4, p. 447-460, 2017. CUERVO-CAZURRA, Alvaro. Multilatinas as sources of new research insights: The learning and escape drivers of international expansion. Journal of Business Research, v. 69, n. 6, p. 1963-1972, 2016. NORTH, D. Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge, UK: Cambridge University Press. 1990. SCOTT, W. Organizations and institutions. CA: Sage: Thousand Oaks. 1995.