Resumo

Título do Artigo

PROPRIEDADE INTELECTUAL EM INOVAÇÃO ABERTA: Estudo Bibliométrico acerca da Titularidade de Bens Imateriais em Processos de Inovação Aberta
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Propriedade Intelectual
Inovação Aberta
Bibliometria

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Andreza Cristina Baroni
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Andréa Torres Barros Batinga de Mendonça
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PROFNIT - Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

Reumo

O trabalho faz uma análise sobre a produção científica sobre a titularidade da propriedade intelectual em inovação aberta, demonstrando o estado atual das. Para isso, foi feito um levantamento dos trabalhos publicados sobre o tema sem limitação temporal por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Após análise de 66 artigos encontrados, 50 ficaram para discussão final, que analisa a dispersão dos trabalhos ao longo do tempo, as palavras-chave utilizadas e os objetivos, o país de origem de seus autores, os periódicos nos quais eles foram publicados e a sua classificação pelo Qualis.
Analisar a produção científica nacional e internacional sobre a titularidade da propriedade intelectual em processos de inovação aberta.
A propriedade intelectual protege bens intangíveis decorrentes da atividade criativa, garantindo a exclusividade de uso, produção e comercialização aos seus titulares (ABBOT; COTTIER; CURRY, 2015). Já a inovação aberta é o processo em que diferentes atores compartilham recursos e conhecimentos para desenvolverem novos produtos e serviços (CHESBROUGH; VANHAVERBEKE; WEST, 2006). Muitas vezes o resultado desse processo é um bem intangível protegido por meio da propriedade intelectual, cuja titularidade deverá ser definida entre os atores da inovação para evitar conflitos.
Os resultados apontam que trabalhos unindo os tópicos de propriedade intelectual e inovação aberta começaram a ser publicados em 2003, com um maior número de publicação no ano de 2017. Mostram também que, a partir de 2017, nenhum dos trabalhos levantados tratou diretamente da titularidade sobre bens imateriais criados em processo inovativo aberto. Quanto o país de origem dos autores, a maior parte é originário do
Dos resultados obtidos conclui-se que há poucos estudos que tratam diretamente da temática da titularidade da propriedade intelectual em inovação aberta. E, mesmo nesses estudos, não há menção à análise da importância da definição dessa titularidade sobre os bens imateriais criados em processo inovativo aberto.
ABBOT, F. M; COTTIER, T.; GURRY, F. International intellectual property in an integrated world economy. 3 ed. Nova Iorque: Wolter Kluwer, 2015. CHESBROUGH, H. W. The era of open innovation. Sloan Management Review. Estados Unidos, 2011, p. 35-41. CHESBROUGH, H. W.; VANHAVERBEKE, W.; WEST, J. Open innovation: researching a new paradigm. Reino Unido: Oxford University Press, 2006. DIAS, J. C. V.; SANT’ANNA, L. S.; PORTILHO, R. M. R. Open innovation e o papel instrumentalizador dos contratos. Revista da Faculdade de Direito da UERJ. Rio de Janeiro, n. 34, dez.2018, p. 77-100.