Resumo

Título do Artigo

ATRAÇÃO DE PESSOAS NAS STARTUPS: DISCURSOS DE SEDUÇÃO
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Palavras Chave

Processo de recrutamento
Estratégias discursivas
Startups

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - Sabrina Guimarães Faria
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Florestal
2 - Adriana Ventola Marra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CAMPUS DE FLORESTAL
3 - Bruno Medeiros Ássimos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
4 - Mariana Mayumi P. de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Instituto de Ciências Humanas da UFV - Campus Florestal

Reumo

As organizações, por meio de seus gestores, articulam variados discursos para atrair potenciais candidatos para seus quadros. O discurso sedutor é apresentado ao potencial candidato por meio de frases simpáticas que transpassam equilíbrio por parte da organização. Discurso esse que, de maneira explícita ou implícita, defende ideias que procuram persuadir o interlocutor a uma ideologia. As startups, por exemplo,utilizam tais discursos e são, para muitos jovens, um sonho, pois são onde se pode trabalhar com flexibilidade de horário, autonomia e ter acesso aos grandes gestores.
Este estudo teve como objetivo analisar estratégias de persuasão das startups para seduzir e atrair potenciais candidatos, buscando responder a problemática de quais são as estratégias de persuasão utilizadas pelas startups em seus processos de recrutamento.
Para Enriquez (1997) a arte de seduzir, por meio dos discursos, é uma das principais estratégias de persuasão que as empresas usam para atrair candidatos. Pagès et al. (1993) discorrem que as mensagens subentendidas nos discursos organizacionais podem levar os sujeitos a acreditarem que devam abraçados os objetivos da organização como se fossem seus. Tais mensagens estão presentes nos processos de recrutamento e são difundidas pelo employer branding (DABIRIAN, PASCHEN, KIETZMANN, 2019), promessa de crescimento acelerado e a aprendizagem contínua (SOUZA et al,. 2015), e outros.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva. O universo da pesquisa foi composto por startups localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Foram selecionadas oito startups por acessibilidade e, entrevistados os responsáveis pela Gestão de Pessoas destas. O número de organizações pesquisadas foi delineado a partir da saturação dos dados. O corpus da pesquisa foi analisado pela a Análise do Discurso, ressaltando as personagens; a seleção lexical; os implícitos; as informações explícitas; e os silenciamentos.
Os resultados apontaram para oito estratégias de persuasão no recrutamento, que são as oposições no discurso: nós versus eles; as redes sociais e o employer branding; os modismos do pop management; a diversidade como discurso; a flexibilidade; o ambiente descontraído e o discurso do crescimento (carreira e aprendizagem). Todos estes temas aparecem como estratégias de persuasão e sedução que torna o discurso organizacional sutil e envolvente.
As startups utilizam-se de discurso romantizado, convidando os candidatos a fazerem parte de um encantamento lúdico. Apesar das organizações utilizarem-se da descontração, do trabalho flexível e de se colocarem como o melhor local para os jovens construírem suas carreiras, notou-se que não são explicitadas motivações relacionadas à lucratividade. No entanto, após a análise dos discursos, foi visto que as empresas pesquisadas estabelecem implicitamente relações interdiscursivas com o discurso capitalista, no qual o tema da lucratividade empresarial é um dos centrais.
BLANK, S. Why the Lean Startup Changes Everything?Harvard Business Review, v. 91, n. 5, p. 63-72, 2013. ENRIQUEZ, E. O indivíduo preso na armadilha da estrutura estratégica. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 37, n. 1, p. 18-29, 1997. DABIRIAN, A.; PASCHEN, J.; KIETZMANN, J. Employer branding: Understanding Employer Attractiveness Of it companies. IT Professional,v. 21, n. 1, p. 82-89, 2019. PAGÈS, M. et al. O poder das organizações. São Paulo: Atlas, 1993.