Resumo

Título do Artigo

INFORMAÇÕES DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL: ESTUDO DAS DIVULGAÇÕES DAS EMPRESAS DOS SETORES DE CONSUMO NÃO CÍCLICO E DE MATERIAIS BÁSICOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Evidenciação Ambiental
NBC T-15
Contabilidade Ambiental.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Thiago Nobre Sobrinho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Ana Gabrielle Peixoto Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (Feaac)
3 - Joelma Leite Castelo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA
4 - Jackeline Lucas Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

As empresas devem administrar seus negócios com responsabilidade socioambiental e divulgar para a sociedade o seu comportamento empresarial responsável. Com isso, as empresas transmitem segurança e atraem investidores, contribuindo na valorização, competitividade e sustentabilidade no mercado. Com o intuito de estabelecer procedimentos para evidenciação dessas informações, o Conselho Federal de Contabilidade aprovou a NBC T-15 - Informações de Natureza Social e Ambiental. Estudos anteriores revelaram o não cumprimento da NBC T-15 em sua integralidade nas empresas brasileiras.
A indagação norteadora do estudo é: Qual o nível de conformidade das evidenciações ambientais nas empresas brasileiras em relação à NBC T-15? Assim, delineou-se o objetivo de verificar o nível de conformidade da NBC T-15 nas demonstrações financeiras das empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) dos setores de consumo não cíclico e materiais básicos - setores escolhidos devido às suas representatividades econômica.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, por meio da Resolução CFC nº 1.003/04, a NBC T 15 - Informações de Natureza Social e Ambiental, estabelecendo procedimentos para evidenciação dessas informações. Estudos anteriores sobre o nível de evidenciação adotados pelas empresas sinalizaram adoção baixa ou regular à NBC T-15. Segundo Slomp et al. (2018), essa baixa evidenciação prejudica a empresa, pois investidores procuram empresas sustentáveis, que evidenciam suas informações de natureza ambiental, sejam elas positivas ou negativas.
A unidade de análise são empresas dos setores não cíclicos e materiais básicos da B3. Os dados foram coletados a partir da análise dos relatórios da administração, notas explicativas, relatórios de sustentabilidade, relatórios anuais e relato integrado correspondente aos anos de 2015 a 2019 das empresas que compõem a unidade de análise. A partir dos dados, foi utilizada a estatística descritiva para mensurar e classificar o nível de evidenciação das empresas com relação a NBC T-15, em péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.
Os resultados revelaram que a média geral de evidenciação, de 2015 a 2019, foi de 43,63%, indicando que o nível de evidenciação das empresas é classificado como regular. Também foi observado que o item da NBC T-15 mais evidenciado está relacionado a melhorias do processo operacional, enquanto que o menos evidenciado trata dos valores de multas ambientais. Ademais, a pesquisa confirmou os resultados de Patrocínio, Moura e Silva (2018), que concluíram que as empresas são pré-dispostas a divulgar informações que beneficiam sua imagem perante os stakeholders.
O estudo concluiu que o nível de evidenciação das empresas à NBC T-15 é considerado regular, de forma que elas estão preocupadas em divulgar investimentos que aperfeiçoam o processo operacional para a melhoria do meio ambiente, enquanto que os valores de multas ambientais não apresentam boa acessibilidade aos agentes externos. Também foi concluído que houve redução de interesse e compromisso com o desenvolvimento sustentável, o que pode estar relacionado a uma falta de incentivos econômicos.
PATROCÍNIO, Marcos Antônio Ferreira do; MOURA, Alex Martins; SILVA, Adriana Rodrigues. Nível de Evidenciação Ambiental das Companhias Siderúrgicas Listadas na B3. RIC - Revista de Informação Contábil, v. 12, n. 1, p. 18-35, 2018. SLOMP, T. S. et al. Governança e Responsabilidade Social: Análise dos Relatórios de Sustentabilidade das Empresas de Carnes E Derivadas Listadas na BM&FBovespa/B3. Revista Pensamento & Realidade, v. 33, n. 2, p. 107-132, 2018.