Resumo

Título do Artigo

AMBIDESTRIA E O IMPACTO NO TIPO DE INOVAÇÃO: UMA PESQUISA EM CERVEJARIAS ARTESANAIS
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Palavras Chave

Exploração
Explotação
Inovação

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Elvis Silveira-Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA; PROFIAP
2 - Carlos Ricardo Rossetto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

Embora a ambidestria e inovação apresentem compatibilidade teóricas e empíricas, já discutidas pela academia, não foram identificadas pesquisa que se propusessem a identificar quais os tipos de inovação podem ser alcançados valendo-se de ações de exploração e explotação, de maneira equilibrada e contínua. Aliadas a esta análise do gap teórico, identificou-se que as cervejarias artesanais tem a necessidade de estratégias eficazes e direcionadas a inovação de maneira multifacetária, como, por exemplo, em produtos, processos e administração.
Desta maneira, a pesquisa tem como objetivo da pesquisa é identificar qual o tipo de inovação tem a ambidestria como preditora em cervejarias artesanais.
A linha teórica utilizada na pesquisa sobre ambidestria segue os ensinamentos seminais de March (1991). Sendo assim a ambidestria é concebida como a execução de ações de exploração/exploration (criação de novos serviços e produtos) e explotação/exploitation (melhoria dos produtos e serviços já criados) equilibradas e de maneira contínua. Já para inovação seguimos a linha de Low et al. (2017) que entende a inovação como multifacetária e abrangente aos vários aspectos organizacionais.
Foi realizada uma pesquisa quantitativa, técnica survey, junto aos tomadores de decisões de 155 cervejarias artesanais. Os dados foram coletados utilizando instrumentos de pesquisa validados sobre ambidestria organizacional, inovação de produtos, processos e administrativa. Para análise dos dados foi utilizado o desvio padrão (ambidestria) seguido de modelagem de equações estruturais, método Partial Least Squares via software SmartPLS versão 3.2.8.
Identificou-se que as empresas possuem ambidestria organizacional, sendo esta promotora de diferentes tipos de inovação: inovação de produto, inovação de processos e inovação administrativa. Desta forma, o investimento em estratégias direcionadas a exploração (criação) e explotação (melhoria), de forma equilibrada e contínua, pode ser utilizada pelos tomadores de decisão que almejam um destes tipos de inovação, alguns ou ainda todos eles e com isto incrementar a vantagem competitiva do empreendimento sob sua gestão.
Um ponto de destaque é fato de que é possível o alcance da inovação dos produtos, processos e administração de maneira conjunta com a execução da estratégia ambidestra. Como foram identificados estes três tipos de inovações, as organizações, em especial deste segmento, não podem considerar apenas uma, sob pena risco da sua competitividade. A inovação não é um movimento estático e, por conta do seu dinamismo, a estratégia ambidestra deve ser instigada constantemente.
JUSTIN, J. P.; JANSEN, M. P.; TEMPELAAR, F. A. J.; VAN DEN BOSCH, J.; HENK, W. V. Structural Differentiation and Ambidexterity: The Mediating Role of Integration Mechanisms. Organization Science, v. 20, n. 4, p. 797-811, 2009. LOUW, L.; ESSMAN, H. E.; PREEZ, N. D.; SCHUTTE, C. S. L. Architecting the enterprise towards enhanced innovation capability. South African Journal of Industrial Engineering, Bedfordview, v. 28, n. 4, p. 50-65, 12 2017. MARCH, J. G. Exploration and exploitation in organization learning. Organization Science, Linthicum, v. 2, n. 1, p. 71-87, Feb. 1991.