Resumo

Título do Artigo

IMPLANTAÇÃO DO ENTERPRISE RESOURCE PLANNING EM UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA: sob a ótica dos colaboradores
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sistema de Informação
Implantação de ERP
Impactos Organizacionais

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Renan Borges Borghi
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - PRESIDENTE PRUDENTE - SP
2 - Gustavo Yuho Endo
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - Business School UNOESTE - Presidente Prudente/SP
3 - Eric Vinicius Lucion
Univel União Educacional de Cascavel - Cascavel
4 - Ronaldo Jose Seramim
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
5 - Lechan Colares-Santos
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - BUSINESS SCHOOL UNOESTE

Reumo

Em um mercado globalizado, os sistemas de informação permitem que as empresas sejam mais competitivas e dinâmicas diante dos seus concorrentes, por isso, para não ficar desatualizada e limitada, uma organização necessita estar atenta ao mercado, com um sistema de informação que otimize e integre seus processos para evitar o fracasso e, consequentemente, permita maior assertividade nas decisões, de forma a manter a qualidade e com custos reduzidos. Dessa forma, as empresas são induzidas ou obrigadas a se reinventar a cada dia, para quebrar seus paradigmas, modificando fluxos e procedimentos.
A literatura sugere novos estudos a serem realizados durante e após a implantação de um sistema ERP, afim de avaliar as barreiras e dificuldades em comparação com a teoria existente, adaptado para este estudo em uma indústria metalúrgica. O objetivo da pesquisa foi descrever e compreender as experiências dos colaboradores das áreas operacionais e estratégicas após o processo de implantação de um sistema ERP, a partir do estudo de caso de uma indústria metalúrgica fabricante de equipamentos para a avicultura, situada no centro-oeste paulista, classificada como de médio porte.
Os ERPs podem ser usados por empresas de vários segmentos e tamanhos, a sua utilização racional impõe mudanças nos processos administrativos, forçando os profissionais a se aprimorarem. Apesar da imposição de mudanças, o retorno sempre é o melhor e maior controle de atividades e/ou processos, integração com fornecedores, redução de custos e acesso à informação em tempo real. É uma forma de alcançar uma vantagens competitivas. A implantação de um sistema ERP não pode ser traduzida ou pensada como uma simples instalação de um software, pois trata-se de uma ferramenta estratégica.
Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa e utilizou-se do estudo de caso, com orientação epistemológica interpretativa, sendo que o objetivo principal é descrever e compreender as experiências dos colaboradores após o processo de implantação de um sistema ERP. O processo visa compreender como e porque por meio de diversas técnicas interpretativas as coisas acontecem, buscando alcançar o entendimento profundo do fenômeno. A coleta de dados ocorreu por meio entrevistas semiestruturadas e observação participante.
Os novos procedimentos que foram criados após a implantação precisam ser revisados, além da falta de qualidade das informações, são pontos mencionados e que devem ser analisados pela organização. Se enquadram neste caso, a necessidade de um sistema bem projetado, análise das fontes de resistência, com interfaces fáceis de usar, são importantes para eliminar as dificuldades existentes. A teoria indica que a implantação do sistema força os profissionais a se aprimorarem, o que resulta em resistência e ações indesejadas, neste caso as dispensas de pessoas resistentes.
Este estudo permitiu identificar quais as percepções de mudanças observadas pelos colaboradores de uma indústria metalúrgica, fabricante de equipamentos para a avicultura, após a implantação de um sistema de gestão integrado. A metodologia descobriu que, apesar das melhorias significativas no fluxo dos processos, níveis de controle, integração de dados, registros de movimentações, facilidade de acesso à informação e melhorias no clima organizacional, ainda existem dificuldades de adaptação ao novo sistema remanescentes, falta qualidade nas informações e padrões nos procedimentos.
FERREIRA, A. A.; KUNIYOSHI, M. S. Critical factors in the implementation process of integrated management systems. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 12, n. 1, p. 145-164, 2015. GROENEWALD, D.; OKANGA, B. Optimising enterprise resource planning system to leverage a firm’s absorptive and adaptive capabilities. South African Journal of Information Management, v. 21, n. 1, 1-15, 2019.