Educação a distância
Formação em Administração Pública
Avaliação da Educação Superior
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Experiências no ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - VILMA MORAES HELUY UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS IMOBILIÁRIAS
Reumo
O Plano Nacional de Educação em vigor, tem como desafios interiorizar a educação superior, aumentar o número de vagas e criar mecanismos de inclusão de populações marginalizadas, visando combater o desequilíbrio no desenvolvimento regional. Dentre as ações do Governo destaca-se o Programa Nacional de Formação em Administração Pública, que objetiva democratizar, expandir e interiorizar a oferta de ensino superior gratuito à distância para formação de gestores públicos. Apesar das condições precárias de educação, infraestrutura e renda do Maranhão, o PNAP/UFMA é hoje referência nacional.
O Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) foi concebido com o objetivo de democratizar, expandir e interiorizar a oferta de ensino superior gratuito à distância para formação de gestores públicos. Isto posto tem-se o problema da pesquisa: É possível a implementação de curso superior de qualidade em regiões com elevado nível de desigualdade social? Para atender a expectativa de solução do problema proposto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a experiência da Universidade Federal do Maranhão na implementação do Bacharelado em Administração Pública EaD/PNAP.
A fundamentação teórica abrangeu a política nacional de administração superior, com destaque para o Programa Nacional de Formação em Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior como instrumento do MEC para garantia da qualidade do ensino superior e o Modelo de Rosemary Stewart de decisões gerenciais.
Ao analisar a experiência da Universidade Federal do Maranhão na implementação e gestão do curso de Administração Pública EaD, observou-se que as ações da Coordenação do Curso mostram o compromisso com a gestão participativa, a uniformização de procedimentos, a formação de professores e tutores, o acompanhamento sistemático do desempenho dos estudantes, professores e tutores, com a aplicação de ações corretivas ou de aperfeiçoamento e, com a integração dos diversos atores visando a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a diminuição da evasão discente.
Os Coordenadores de Curso PNAP executam as mesmas tarefas e estão sujeitos a restrições semelhantes assim, o diferencial está nas escolhas relacionadas as estratégias para realização do trabalho e aos conhecimentos, habilidades e atitudes do gestor. Na UFMA, o trabalho perseverante do Coordenador, identificando problemas e promovendo ações para resolvê-los, capacitando pessoal e se aproximando do aluno, foi o diferencial para o Conceito 5, obtido por apenas 4 entre as 43 IPES do País, única do Nordeste, sinalizando ser possível educação de qualidade em contextos historicamente desfavoráveis.
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