Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES DE MARKETING DAS INCUBADORAS DE BASE TECNOLÓGICA BRASILEIRAS: Sua influência na performance.
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Palavras Chave

Incubadora de empresa de Base Tecnológica
Capacidades de Marketing
Performance

Área

Marketing e Gestão

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Ana Maria Simões Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - CSE
2 - RUDIMAR ANTUNES DA ROCHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração
3 - Matheus Fernando Moro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria

Reumo

As constantes transformações socioeconômicas exigiram mudanças nos modelos de marketing. Estudos alertam para o papel dos recursos e Capacidades de Marketing (CM) para responder às inadequações dos paradigmas tradicionais e aumentar a performance das organizações. As Incubadores de base tecnológica (IBT) são exemplos de organizações que podem se beneficiar com o desenvolvimento dessas capacidades.
Quais CM influenciam à performance IBT brasileiras? Para responder esta questão o estudo tem como objetivo, avaliar as CM que influenciam à performance das IBT brasileiras.
As CM são formadas pelos processos integrativos que utilizam recursos de marketing, para a compreensão das necessidades complexas dos consumidores. Sua correta articulação está positivamente associada a performances superiores e ajudam organizações de base tecnológica a aumentar suas possibilidades de inovações, podendo representar grande benefício para as IBT (Qureshi, Aziz, & Mian, 2017). As IBT prestam serviços para empresas, de modo a prepará-las para o mercado (Passoni, Zattar, da Silva, & Boschetto, 2017).
Do ponto de vista metodológico, optou-se pela predominância da abordagem quantitativa, com horizonte de tempo transversal e caráter descritivo. Como amostra da pesquisa atingiu-se 106 profissionais do campo das IBT, dentre eles 88 funcionários de incubadoras brasileiras. Foram conduzidos um estudo de caso, uma pesquisa bibliográfica e posteriormente foi realizada uma análise fatorial exploratória, em 2016 e 2017.
O modelo proposto é composto de 4 fatores e 17 variáveis de CM. Ele foi capaz de explicar em 73,90% da influência das CM na performance das IBT e representa melhor a realidade da influência das CM na performance das IBT, do que a literatura prévia.
O modelo é inédito na literatura e pode ser utilizado por gestores e estudiosos como base para o desenvolvimento de indicadores de CM para IBT brasileiras. Os indicadores criados com base neste estudo podem servir para acompanhar o desempenho das IBT, melhorando seus resultados e consequentemente gerando valor para as empresas incubadas e para a comunidade, na qual está inserida.
Passoni, C. J., Zattar, I. C., da Silva, R. R. L., & Boschetto, J. W. (2017). APLICAÇÃO DO MODELO CERNE PARA O ESTABELECIMENTO DE CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE INCUBAÇÃO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NAS INCUBADORAS DE BASE TECNOLÓGICA DO PAÍS/APPLICATION OF THE MODEL CERNE FOR THE ESTABLISHMENT OF CRITERIA INCUBATION SELEC. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias. Qureshi, M. S., Aziz, N., & Mian, S. A. (2017). How marketing capabilities shape entrepreneurial firm’s performance? Evidence from new technology based firms in turkey. Journal of Global Entrepreneurship Research.