Resumo

Título do Artigo

REDES SOCIAIS OU CLASSES SOCIAIS? UMA REFLEXÃO A PARTIR DA INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO
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Palavras Chave

Redes Sociais
Classes Sociais
Inserção Profissional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Alice Gerlane Cardoso da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD
2 - Magno Geraldo de Aquino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD/FACE

Reumo

O desemprego, na atualidade, tem sido considerado um grande problema social. Apesar disto, pouco se sabe sobre os meios pelos quais os candidatos a empregos têm se utilizado para sua colocação e (re)inserção no mercado de trabalho e, particularmente, como têm mobilizado e se utilizado de suas relações sociais para este fim. As redes de relações sociais são, portanto, um importante canal a ser investigado para a compreensão das formas pelas quais as pessoas lançam mão na disputa pelo ingresso no mercado de trabalho.
Sendo assim, percebemos a importância de se analisar a inserção profissional dos jovens, tendo como ponto de partida suas redes de relações sociais, pessoais. Mediante este contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma reflexão a respeito do uso das redes sociais pelos jovens na busca de oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Especificamente, busca-se compreender o papel das redes sociais no acesso a oportunidades de emprego dos jovens de contextos populares, que vivem em situação de pobreza, submetidos à condição contingente de acesso a bens materiais e à participação social.
As redes sociais são constituídas por atores que compartilham funções, propósitos ou perspectivas. Percebemos a importância de se analisar a inserção profissional dos jovens, tendo como ponto de partida suas redes de relações sociais, pessoais. Em vista disso, apresentamos neste ensaio algumas reflexões a respeito do uso das redes sociais pelos jovens na busca de oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Não há dúvidas que as redes sociais se tornaram um meio para a busca de oportunidades de trabalho. Argumenta-se sobre a perspectiva de que, a depender da classe social a que pertença o jovem em busca de trabalho, maiores, ou menores, serão as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, bem como melhores, ou piores, serão os postos de trabalho encontrados e ocupados por estes jovens. Desse modo, acredita-se que, em decorrência da estrutura das relações sociais a que o jovem pertence, sua rede social pode, eventualmente, influenciar na busca de oportunidades de inserção profissional.
Dentre os principais resultados, destacamos que os jovens ingressam no mercado de trabalho de forma diferenciada, logo, essa distinção está relacionada à classe social a qual pertencem e às redes sociais, fundamentadas, particularmente, na relação familiar e pessoal do indivíduo. Considera-se que a análise de redes sociais, como reflexo das classes sociais, como aqui foi considerada, pode oferecer um caminho empírico interessante e promissor para se analisar como a estrutura relacional influencia na constituição e na manutenção de formas de acesso a determinados postos de trabalho.
ALMEIDA, F. S.; TEIXEIRA, R. M. Influência da Família e das Redes Sociais na criação de negócios por Jovens Empreendedores, Pretexto, v. 15, n. 2, p. 110-128, abr./jun., 2014. CONTRACTOR, N. S.; WASSERMAN, S.; FAUST, K. Testing Multitheorerical, Multilevel Hypotheses about Organizational Networks: and Analytic Framework and Empirical Example. Academy of Management Review, v. 31, n. 3, p. 681-703, 2006. FERREIRA, M. C. A importância das redes sociais e do gerenciamento de carreira para a inserção no mercado de trabalho. Pretexto, v.7, n. 2, p. 21-38, 2006.