Resumo

Título do Artigo

“COSTUME DE CASA VAI À PRAIA?”: UM ESTUDO DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS SUSTENTÁVEIS DO TURISTA
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Palavras Chave

Atitude Sustentável
Comportamento Sustentável
Turista

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Lais Vieira Castro Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - Claudia Buhamra Abreu Romero
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

A sustentabilidade é considerada uma alternativa para a reestruturação da atitude e do comportamento do indivíduo, uma vez que existe a necessidade de mudanças decorrentes da escassez dos recursos, principalmente naturais. Em meio a esse contexto, eis que o turismo sustentável emerge como uma alternativa ao turismo tradicional, alinhando a prática do turismo às questões de sustentabilidade. O comportamento do consumidor de turismo vem mudando, surgindo novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas.
Este trabalho é norteado pela seguinte questão: qual a influência da atitude e do comportamento sustentável habitual do turista em seu comportamento sustentável em viagem? A pesquisa objetiva analisar a influência da atitude e do comportamento sustentável habitual no comportamento sustentável em viagem do turista de sol e praia.
A atitude ambiental é caracterizada pela tendência do indivíduo a avaliar favorável ou desfavoravelmente o ambiente natural (Hawcroft & Milfont, 2010). O comportamento ecológico em atividades e em aspectos de vida dos indivíduos e da sociedade em relação ao meio ambiente está relacionado diretamente à conscientização ambiental (Pato & Tamayo, 2006). Conhecer os fatores envolvidos nas decisões dos consumidores é primordial para a implementação de estratégias voltadas para o consumo sustentável (Gomes, Gorni & Dreher, 2011).
Realizou-se uma pesquisa do tipo survey, com abordagem quantitativa, em que foram aplicados questionários com os turistas da praia de Jericoacoara, localizada no Estado do Ceará. A pesquisa de campo aconteceu nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018, durante 23 dias. Foram aplicados 281 questionários, dos quais foram validados 188. Para a análise dos dados, foram realizadas análises descritivas, análise fatorial exploratória [AFE] e regressão linear múltipla.
Os resultados evidenciaram que a Atitude – Crença Ecocêntrica e o Comportamento Sustentável Habitual influenciam positivamente o Comportamento Sustentável em Viagem. Dessa forma, pode-se compreender que o indivíduo que apresenta Comportamento Sustentável em seu cotidiano tende a estendê-lo a diversos ambientes, confirmando o ditado popular de que “costume de casa vai à praça”, no caso, à praia.
Compreende-se que a pesquisa contribui para a ampliação da discussão acadêmica sobre o assunto em questão, além de provocar o desenvolvimento de outras pesquisas sobre as relações entre atitude e comportamento sustentável, em diferentes populações. Ademais, os resultados aqui apresentados poderão auxiliar no delineamento de políticas públicas e privadas na gestão da atividade turística com foco na educação de turistas para a sustentabilidade.
Gomes, G., Gorni, P. M. & Dreher, M. T. (2011). Consumo Sustentável e o Comportamento de Universitários: Discurso e Práxis! Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 10(2), 80-92. Hawcroft, L. J. & Milfont, T. L. (2010). The use (and abuse) of the new environmental paradigm scale over the last 30 years: A meta-analysis. Journal of Environmental Psychology, 30, 143-158. Pato, C. & Tamayo, A. (2006). A escala de comportamento ecológico: desenvolvimento e validação de um instrumento de medida. Estudos de Psicologia, 11, 289-296.