Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADE DE INOVAÇÃO (INNOVATIVENESS): uma análise bibliométrica sobre o tema
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Palavras Chave

Capacidade de Inovação
INNOVATIVENESS
Análise Bibliométrica

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
2 - SILVIO POPADIUK
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - PPGA
3 - Maycon Franco
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo

Reumo

A organização inovadora (ou inovativa) é caracterizada por um conjunto integrado de componentes, que trabalham juntos, para criar um ambiente favorável para que a inovação prospere (Tidd; Bessant, 2015). Para esses os autores um ambiente favorável à inovação depende de comprometimento da alta gestão, flexibilidade, tolerância a erros e falhas/ambiguidades, incentivo, criatividade, recompensa ao indivíduo e ocorrência de liderança. Zilber et al. (2005) complementam que as organizações inovativas também dependem de uma estrutura moderna e adotem novas formas de gestão.
Questão de Pesquisa: Quais são as principais características das publicações acadêmicas sobre capacidade de inovação (innovativeness)? O objetivo geral foi Identificar as principais características das publicações acadêmicas sobre capacidade de inovação (innovativeness). Os objetivos específicos propostos foram: a) Identificar as expressões-chave utilizadas nos estudos sobre capacidade de inovação (Inovatividade); b) Identificar os autores mais relevantes que estudam o tema capacidade de inovação e; c) Identificar os campos de estudo em que se pesquisam sobre capacidade de inovação.
Para Quandt (2012), a capacidade de inovar ou a inovatividade (innovativeness) apresentada por uma empresa está relacionada à sua disposição e à sua capacidade para introduzir inovações. A capacidade de inovação de uma organização é resultado de uma orientação de natureza estratégica que consome seus recursos (Lumpkin; Dess, 1996). As pesquisas que abordam a gestão estratégica e teorias organizacionais consideram a inovatividade como uma das importantes capacidades da empresa, que possibilitam impulsionar a mudança organizacional e a sua renovação (Linder; Jarvenpaa; Davenport, 2003).
A primeira etapa de coleta de dados contemplou a busca com as seis palavras-chave em inglês: “Innovativeness”, “Innovation Capacity”, “Innovative Capacity”, “Capacity to Innovate”, “Capacity for Innovation” e “Innovation Capacity”, pesquisadas no tópico relacionado ao título do artigo. Ao todo, chegou-se no total de 1.334 artigos, na base de dados Web of Science. Dos Resultados apontados na Tabela 1, nota-se a predominância (78,6%) da palavra (keyword) Innovativeness.
Foi possível identificar os principais autores que pesquisam na área, contudo, não se observou indícios de uma presença de uma rede de pesquisadores. Constatou-se, sim, relevante publicação de autores de universidades norte-americanas. Este é um aspecto que pode ser levado em conta por pesquisadores brasileiros, como oportunidade para pesquisas em colaboração dessas universidades. Ainda nesse sentido, merece destaque a publicação, ainda que tímida, de quatro artigos publicados em língua portuguesa, o que pode servir como fator encorajador para pesquisadores brasileiros.
Cheng, C. C. J., Chen, F. S. (2013). Breakthrough innovation: the roles of dynamic innovation capabilities and open innovation activities. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 28 (5), 444–454. Creswell, J. W. (2010). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 Ed. Porto Alegre: Artmed. Uzkurt, C., Kumar, R.; Kimzan, H. S.; Sert, H. (2012). The impact of environmental uncertainty dimensions on organisational innovativeness: an empirical study on SMEs. International Journal of Innovation Management, v. 16 (2), 1-12.