Resumo

Título do Artigo

ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DO MÉTODO AHP (ANALYTIC HIERARCHY PROCESS), PELAS LEIS DE LOTKA E BRADFORD, NO BRASIL.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Método AHP
Bibliometria
Leis da bibliometria

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Pâmela Braga Bertahone
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda
2 - NILSON BRANDALISE
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - volta redonda
3 - Matheus Vieira Ritton
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda

Reumo

A ciência produz conhecimentos e tem a necessidade e o compromisso de torná-los públicos, dando o retorno para a comunidade científica das atividades realizadas durante a pesquisa ao divulgar os resultados parciais ou finais. (FERREIRA, 2010). Dessa forma, a bibliometria funciona como uma forma de analisar a produção científica em diferentes áreas de conhecimento. Ela atende à necessidade de estudar e avaliar as atividades de produção e comunicação científica.
O problema de pesquisa é a falta de estudos em algumas áreas muito importantes. Com isso: Quantificar essa carência é uma boa forma de estimular o desenvolvimento dessas áreas e auxiliar a construção do conhecimento a elas relacionado? O objetivo desse trabalho foi analisar as contribuições referentes ao método AHP em anais de congressos, periódicos, dissertações, entre outros. Além disso, este estudo teve a finalidade de aplicar 2 (duas) leis da bibliometria - Lei de Lotka e Lei de Bradford, afim de avaliar a aderência dessas leis aos dados encontrados durante a pesquisa.
A fundamentação Teórica explica o método AHP, o conceito de bibliometria e suas principais leis: O método AHP (AnalyticHierarchyProcess) foi criado por Tomas L. Saaty, na década de 70, baseado na matemática e psicologia e é um método de multicritério amplamente utilizado e conhecido atualmente. A bibliometria é uma “técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico” (ARAÚJO, 2006). A bibliometria, como disciplina científica, desenvolveu um grupo de leis oriundas de três pesquisadores: Lotka, Bradford e Zipf (Vanti, 2002).
Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa empírico-analítica, pois aborda a realidade dos fatos que são observáveis, estimáveis e mensuráveis, cujo tipo de abordagem pode ser considerada descritiva, onde o objetivo é descrever as características das publicações. A seleção dos trabalhos que compõem o portfólio desta pesquisa foi feita através do Google Scholar, utilizando “AHP” como palavra-chave. Foi coletada uma amostra de 126 publicações, entre o período de 1995 a 2017, sobre o método proposto. O software utilizado para a criação da base de dados foi o Excel.
Através das 126 publicações que compõe essa pesquisa, foram feitos gráficos e tabelas para apresentar os dados encontrados. Foram analisados ao longo do período pesquisado: Quantidade de publicações; Percentual de publicações por tipo; Quantidade de artigos publicados por congresso; Percentual de publicações por gênero; Quantidade de publicações por instituição; Número de artigos realizados por autor. Além disso, foi feito a aplicação da Lei de Lotka e Lei de Bradford.
Através da análise dos 126 publicações, pode-se perceber que o gênero masculino apresenta grande parcela dos artigos publicados, bem como as publicações em Revistas e Congressos. Também foi possível notar, que a partir de 2005 houve uma maior presença de publicações a respeito do método AHP. Quanto a aplicação da Lei de Lotka, não foi possível obter um resultado satisfatório, pois não houve aderência ao seu principio, mas com a Lei de Bradford foi possível identificar um núcleo supostamente de qualidade superior e maior relevância nesta área de conhecimento.
Alvarado, R. U. (2002). A Lei de Lotka na bibliometria brasileira. Ciência da Informação, 31(2), 14-20. Ferreira, A. G. C. (2010). Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. Data Grama Zero, 11(3). Saaty, T. L. (1991). Some Mathematical Concepts of the Analytic Hierarchy Process Behavior metrika. 29, 1-9. Treinta, F. T., Farias Filho, J. R., Sant'Anna, A. P., & Rabelo, L. M. (2014). Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Production, 24(3), 508-520. EpubOctober 01, 2013. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132013005000078