Resumo

Título do Artigo

Estratégias ao empreendedorismo: uma análise dos Planos de Desenvolvimento Institucional das universidades públicas brasileiras
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Palavras Chave

Estratégias empreendedoras
Universidade Empreendedora
Plano de Desenvolvimento Institucional

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - SOFIA MARIA DE ARAUJO RUIZ
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Pós Graduação - Doutorado em Administração
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

O artigo apresenta uma análise das estratégias empreendedoras propostas nos Planos de Desenvolvimento Institucional das universidades públicas brasileiras, a partir das dimensões propostas para um modelo de universidade empreendedora. Foram extraídos a identidade das instituições e as estratégias que visam às ações empreendedoras. Ao final, apresenta um diagnóstico dessas ações que podem servir como base aos gestores e membros das IES (públicas e privadas) no processo de transformação das universidades em empreendedoras.
Adotar um perfil empreendedor e assumir a função social para atender às demandas da população não são tarefas fáceis para as universidades, tendo em vista sua cultura muitas vezes tradicionalista, seus diferentes contextos e propósitos de fundação. A fim de responder quais estratégias empreendedoras são utilizadas, visando à evolução das universidades públicas brasileiras, apresenta-se este artigo, cujo objetivo será identificar as estratégias que visam às ações empreendedoras das universidades públicas brasileiras
O perfil empreendedor, atrelado ao seu papel social, garante que as ações das universidades empreendedoras sejam alicerçadas pela criação de valor público, o qual utiliza formas diferentes dos recursos (Stevenson et al., 2007), buscando não apenas as oportunidades de comercialização do conhecimento. as universidades empreendedoras cumprem seu papel social quando criam riquezas, aproveitam melhor os recursos disponíveis e contribuem para o desenvolvimento de seu entorno e, consequentemente, criam novas frentes de trabalho, ou seja, criam ajustes e adaptações (Morris & Kuratko, 2002).
Adotou-se um estudo de natureza qualitativa de abordagem exploratória com método de casos múltiplos. Foram analisadas as três melhores universidades públicas brasileiras, que se destacaram quatro vezes ou mais (>50%) nos rankings nacionais e internacionais e com Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) atualizados e disponíveis.
Percebe-se que algumas delas priorizam o ensino e a pesquisa, sem enfatizar ações de extensão que estão associadas ao papel social das universidades. Enquanto a universidade inovadora prioriza a comercialização de suas pesquisas, a universidade empreendedora possui estratégias voltadas a sua função social, ou seja, visa às ações que promovam uma cultura empreendedora. Assim, ela desenvolve seus estudantes, docentes e demais profissionais para práticas integradoras entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, considerando como ponto de interseção ações que criem valores públicos.
É notória a busca pelo desenvolvimento de uma universidade mais inovadora que empreendedora. Não basta apenas conceber estratégias para uma universidade inovadora sem pensar nas dimensões apresentadas neste estudo que caracterizam o perfil empreendedor delas, pois percebe-se que algumas delas priorizam o ensino e a pesquisa, sem enfatizar ações de extensão que estão associadas ao papel social das universidades, indicando novas possibilidades com relação ao pensar, organizar e produzir ciência em universidades empreendedoras.
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