Gestão para stakeholders
tomada de decisão
teoria de stakeholders
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Estratégia Corporativa e de Stakeholders
Autores
Nome
1 - Keysa Manuela Cunha de Mascena UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
2 - Fabricio Stocker Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA USP
Reumo
Informações dos stakeholders podem ser obtidas pela participação na tomada de decisão (Ashmos, Duchon, & McDaniel, 1998). Baseando-se em diversos autores, MacDonald, Clarke e Huang (2018) destacam que o envolvimento da participação de stakeholders na tomada de decisão têm sido recomendada para trazer vantagens competitivas para as organizações.
Estudos sobre participação na tomada de decisão exploram as características da organização, porém é interessante também entender como a gestão de stakeholders leva à inclusão destes na participação na tomada de decisão da organização. Neste sentido, a questão que norteia esta pesquisa é: Qual a relação entre a gestão para stakeholders e a participação na tomada de decisão? Para abordar esta questão, neste artigo é desenvolvido um ensaio teórico com o objetivo de levantar proposições de pesquisa e reflexões teóricas sobre o tema.
O referencial teórico desta pesquisa abrange a gestão para stakeholders e a abordagem de trade-offs e a abordagem de não trade-offs. Nesta seção, será tratada a abordagem de trade-offs ao explanar o debate sobre a primazia dos interesses do acionista em contraposição com a coordenação dos stakeholders na tomada de decisão. Outro ponto discutido são os modelos de priorização de stakeholders propostos como modelos para as organizações lidarem com conflitos de interesses. Por fim é apresentado também o tópico sobre o engajamento com stakeholders e o envolvimento no processo de decisão.
Esta pesquisa busca desenvolvier e instigar pesquisas sobre as seguintes proposições: Proposição 1: Quanto maior a prioridade do stakeholder maior a participação na tomada de decisão; Proposição 2: Quanto maior a reciprocidade no relacionamento com o stakeholder maior a participação na tomada de decisão; Proposição 3: O tipo de stakeholder reforça a relação entre a prioridade do stakeholder e a participação na tomada de decisão e Proposição 4: O tipo de stakeholder reforça a relação entre a reciprocidade no relacionamento com o stakeholder e a participação na tomada de decisão.
Embora o trabalho discuta o tema ainda de forma embrionária, pode-se verificar um potencial de investigação de questões que o permeiam o tema. Uma destas questões refere-se a quais os limites para a participação dos stakeholders na tomada de decisão para que haja benefício mútuo ao invés de aumento de conflitos de interesses ou de alianças políticas. Outro ponto é como operacionalizar empiricamente e operar gerencialmente um relacionamento de reciprocidade entre a organização e o stakeholder.
Harrison, J. S., Bosse, D. A., & Phillips, R. A. (2010). Managing for stakeholders, stakeholder utility functions, and competitive advantage. Strategic Management Journal, 31(1), 58–74.
Jones, T. M., Wicks, A. C., & Freeman, R. E. (2017). Stakeholder theory: The state of the art. The Blackwell guide to business ethics, 17-37.
MacDonald, A., Clarke, A., & Huang, L. (2018). Multi-stakeholder Partnerships for Sustainability: Designing Decision-Making Processes for Partnership Capacity. Journal of Business Ethics, 1-18.