Resumo

Título do Artigo

Os usos da Grounded Theory nas pesquisas em Sistemas de Informação: explorando as publicações entre 2007 e 2017
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Grounded Theory
Sistemas de Informação
Metodologia em TI/SI

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Teorização e Metodologias para Pesquisa em SI

Autores

Nome
1 - Fernando Henrique Stahl
-
2 - Marcelo Amorim
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo

Reumo

Apesar de assumir que a Grounded Theory está clara para a maioria dos pesquisadores em SI, seus fundamentos e características em relação a sua utilização e potencial ainda requerem atenção. Existem razões para questionar o uso deste método em SI, a primeira decorre sobre o fato dos revisores e editores terem dificuldades em examinar artigos desta natureza na área, em segundo lugar, artigos que utilizam este método tendem a explicar e justificar a Grounded Theory (Birks & Mills, 2015).
Este trabalho pretende investigar a seguinte pergunta de pesquisa: Como a Grounded Theory é utilizada no campo de Sistemas de Informação e quais suas contribuições para a área? Esta pesquisa aborda assuntos sobre, (i) a aplicabilidade da Grounded Theory em pesquisas em SI, (ii) os resultados obtidos destes estudos e (iii) a geração de conhecimento na área de Sistemas de Informação. A pesquisa pretende explorar a diversidade da Grounded Theory, associada as oportunidades de utilização em pesquisas.
A Grounded Theory (GT) provê caminhos alternativos e mais flexíveis para o desenvolvimento de teorias para o campo da tecnologia, seguindo o mesmo rigor e contribuição teórica das pesquisas positivistas (Lehmann, 2010), sendo eficaz para os pesquisadores de SI interessados em desenvolver teorias, possibilitando conduzir pesquisas exploratórias com flexibilidade e o mesmo rigor metodológico (Lehmann, 2010; Birks & Mills, 2015; Wiesche et al., 2017).
A primeira etapa estabelecida na pesquisa emergiu da motivação em estudar os aspectos das discussões sobre a identidade do campo de SI e as teorias utilizadas (Straub, 2012; Diniz et al., 2017) e a relevância atual que a Grounded Theory tem apresentado no campo (Birks et al., 2013; Wiesche et al., 2017). A coleta de dados estabeleceu como estratégia de busca dos artigos e também os critérios utilizados para inclusão ou exclusão dos artigos encontrados. Os artigos foram coletados de duas bases científicas, a Science Direct e a Spell e dos periódicos do IS Senior Scholars.
A contribuição da Grounded Theory, classificada como Teoria, Modelo ou Descrição de um fenômeno (Wiesche et al., 2017), apresenta maiores volumes em Descrição (16 artigos) e Modelos (14 artigos), e menor número em Teoria (5 artigos). Nos artigos que levam a formação de teoria, elas podem ser consideradas como meso-teorias e estão publicados em periódicos do IS Senior Scholars’ Basket of Journals, o que reforça a ideia da relevância desses periódicos para o campo.
Os resultados apresentados nesse trabalho ajudam a refletir como a área pode aproveitar melhor do uso da Grounded Theory para construir mais teorias para o campo ou adaptar teorias existentes, criar modelos. Mas sobre tudo, destaca-se que o uso de um paradigma interpretativo casado com a Grounded Theory pode gerar descrições ricas de fenômenos, que pode contribuir muito com o crescimento do campo e o estabelecimento de novas fronteiras.
Abdel-Fattah, M. A. (2015). Birks, M., & Mills, J. (2015). Charmaz. (2006). Charmaz, K. (2008). Corbin, J. M., & Strauss, A. (1990). Diniz, E. H., Favaretto, J. E. R., Brólio, H. P. G. de O., & Richter, D. (2017). Glaser, B. G. (1992). Glaser, B. G. (2002). Glaser, B. G., & Strauss, A. L. (1967). Godoi, C. K.; Bandeira-De-Mello, R.; Silva, A. B. (2006). Lehmann, H. (2010). Straub, D. (2012). Suddaby, R. (2006). Webster, J., & Watson, R. T. (2002). Wiesche et al. (2017)