Resumo

Título do Artigo

A GOVERNANÇA E O DESEMPENHO DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR: um estudo multicaso da UNIJUÍ e da UNIVATES
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Palavras Chave

Governança
Instituições Comunitárias de Ensino Superior
Desempenho

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Nairana Radtke Caneppele Bussler
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - São Paulo
2 - Daniel Knebel Baggio
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - DACEC
3 - Jose Eduardo Storopoli
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial

Reumo

Mesmo assumindo diversas configurações, as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem estruturas e dinâmicas semelhantes. De acordo com a Lei Federal nº 12.881/2013 (BRASIL, 2016) as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) estão constituídas na forma de associações ou fundações, o seu patrimônio deve pertencer a entidades da sociedade civil ou ao poder público, são sem fins lucrativos, não distribuem resultados e devem aplicar seus recursos na manutenção de seus objetivos institucionais.
O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições da governança no desempenho da UNIJUÍ e da UNIVATES, as quais possuem a mesma classificação comunitária, pública não estatal, os modelos de governança bem como, as formas utilizadas para geri-las levando em consideração suas macroestruturas, a acadêmica e a administrativa, mas apresentaram desempenhos diferentes ao longo dos anos. Realizar essa análise pode proporcionar a compreensão do impacto de estruturas, estratégias, processos e tecnologia no desempenho destas organizações.
A fundamentação teórica foi composta pela apresentação da Teoria Institucional (MEYER; ROWAN,1977; DIMAGGIO; POWEL, 2005) e a Teoria da Agência (JENSEN; MECKLING, 1976), cada qual com suas proposições, foram utilizadas como orientadoras de um posicionamento paradigmático com o objetivo de realizar a análise e a identificação das contribuições da governança no desempenho das ICES deste estudo. Em seguida foram retomados os conceitos de Governança em IES ( para que fosse possível analisar o contexto das ICES.
O estudo classifica-se como uma pesquisa social com finalidade aplicada, através dos níveis de estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado através dos procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, estudo multicaso, pesquisa documental e de campo. O universo de investigação corresponde a duas instituições comunitárias de ensino superior, a UNIJUÍ e a UNIVATES. Os procedimentos de coleta e análise de dados foi o método da Direct Research (Mintzberg, 1983), e o modelo de análise utilizado, foi de Pettigrew, Ferlie e McKee (1992).
A cada novo período de mudança e adaptação estratégica, a dinâmica organizacional da UNIJUÍ exigia o aperfeiçoamento dos mecanismos de governança de modo a garantir uma convergência das diversas iniciativas e atores. Já as adaptações e mudanças estratégicas observadas na UNIVATES culminaram em um processo de desenvolvimento rápido e consistente que esteve diretamente ligado as decisões tomadas pela estrutura de governança, e por situações que estavam fora do controle. As principais contribuições da governança nessas ICES estiveram atreladas ao legado dos integrantes da estrutura de governança.
Conclui-se que tanto na UNIJUÍ quanto na UNIVATES as principais contribuições da governança para o desempenho estiveram atreladas ao legado dos integrantes da estrutura de governança das ICES. Os valores da governança, a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa estiveram presentes em todos os períodos de mudanças e adaptação estratégica das ICES, e às dimensões da governança, também foram identificadas e conduzidas por integrantes da governança que demonstraram aprimoramento da gestão criando vantagem competitiva, mesmo com limitações.
DiMAGGIO, P. J., POWELL, W. W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 2, p. 74-89, 2005. JENSEN, M.; MECKLING, W. Theory of the firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, v. 3, n. 4, p. 305-360, out. 1976. MEYER, J.; ROWAN, B. Institutionalized organizations: formal structure as myth and ceremony. American Journal of Sociology, v. 83, n. 2, p. 340-363, set, 1977.