Resumo

Título do Artigo

Discurso em Foucault e as Aplicações na Administração: o estado atual
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Análise de discurso foucaultiana
Aplicação
Administração

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Gabriel Farias Alves Correia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Campus Pampulha
2 - Ana Carolina Paiva de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) - FACE
3 - Muriel de Almeida Ornela
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD

Reumo

Este ensaio aborda as principais considerações do discurso em Foucault (1996). Michel Foucault preocupou-se em entender e explicitar como se dá o discurso através de uma construção histórica, produzido de tal forma que propicia exclusões e diferenciações, seja no campo político, científico ou em outras esferas da sociedade. Os discursos, na concepção de Foucault, representam o conjunto de signos que compõem um pensamento, distorce a realidade e expõe significados ocultos, compondo o que é dito e encontrando no poder condições de existência.
Foucault (1996) questiona que em toda a sociedade a produção do discurso é simultaneamente controlada, selecionada, organizada e redistribuída por um determinados procedimentos que têm por papel principal expulsar os poderes e os perigos, conter o acontecimento aleatório e, disfarçar a sua pesada e temível materialidade. A fim de discorrer sobre tal temática, o presente ensaio tem por objetivo analisar o discurso em Foucault, bem como a produção acadêmica concernente a esse tema a fim de evidenciar a relevância do mesmo para a Administração.
Em Foucault (1996) a divisão do discurso pode ser considerada como uma construção histórica de tal forma que se ocasione diferenciações e exclusões. A produção do discurso é realizada a partir de controles, seleções, e redistribuições simultâneas por procedimentos que retiram os poderes e perigos que buscam disfarçar sua materialidade. Esses procedimentos não se apresentam instantaneamente para que o poder possa incorrer sem ser confrontado. Desta forma, o autor direciona a compreensão das formas com que os poderes se conectam à determinados discursos para produção de efeitos de verdade.
Os estudos na área de administração ocupam o sétimo lugar no que tange à quantidade de trabalhos envolvendo análise de discurso e Foucault, sendo o Brasil o quinto país com o maior número de produções. Os primeiros trabalhos utilizando análise do discurso foucaultiano em administração registrados na Web of Science são do início da década de 90. É possível notar picos de produção acadêmica, em 2008 e 2015. Além disso, há uma crescente do número de trabalhos envolvendo a análise do discurso em Foucault, demonstrando a consolidação da aplicação do olhar foucaultiano na ciência.
A análise do discurso em Foucault se mostrou relevante para a administração no que tange ao objetivo de libertação do indivíduo, com o intuito de aumentar sua inserção, participação e igualdade na sociedade. O trabalho foi desenvolvido em duas frentes. A primeira analisa os principais aspectos teóricos do discurso para Foucault. Depois, buscou-se identificar e analisar a produção acadêmica que se valeu da análise do discurso foucaultiana, notadamente aqueles trabalhos da área de administração e estudos organizacionais, contribuindo, assim, para o alcance do objetivo proposto.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996. JONES, Campbell; SPICER, André. The sublime object of entrepreneurship. Organization, v. 12, n. 2, p. 223-246, 2005. KNIGHTS, David. Changing spaces: The disruptive impact of a new epistemological location for the study of management. Academy of Management Review, v. 17, n. 3, p. 514-536, 1992. TOWNLEY, Barbara. Foucault, power/knowledge, and its relevance for human resource management. Academy of Management review, v. 18, n. 3, p. 518-545, 1993.