Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DE ARTEFATO COM ABORDAGEM DESIGN SCIENCE NA ANÁLISE DE CUSTOS EM OPERAÇÃO DE VAREJO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Custos
Designe Sience
Varejo

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Givaldo Guilherme dos Santos
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Barcelona
2 - MANUEL MEIRELES
FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) - PDA
3 - Edimilson Eduardo da Silva
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Este artigo técnico tem a finalidade de analisar a aplicabilidade do artefato eletrônico denominado G2MC 3.0 para diagnóstico de custos no varejo de operações de alimentação em centros comerciais. Sob a luz da Metodologia Design Science o artefato foi desenvolvido em 2013 em ambiente acadêmico.
A questão norteadora se aplica na análise do artefato aplicado no levantamento de um ponto comercial visando a implantação de uma operação de alimentação (cafeteria) em um condomínio horizontal de alto padrão na região de Jaguariúna/SP.
O estudo justifica-se pela importância na análise dos custos financeiros em negócios no varejo bem como pela contribuição gerada as Micros e Pequenas Empresas (MPE’s) que segundo SEBRAE/SP (2017) representam cerca de 98% na economia paulista.
Após a aplicabilidade do artefato G2MC 3.0 auxiliando com outros instrumentos na tomada de decisão o empreendedor declinou do negócio com base principalmente no alto risco do negócio nos primeiros dois anos, haja vista que o condomínio ainda estava em formação e a cafeteria teria um custo operacional considerado de alto risco para os primeiros anos de operação.
A aplicabilidade do artefato pelo empreendedor foi legitimada alegando que o relatório final com os indicadores principais de: a) Ponto de Equilíbrio; b) Paybck; c) Previsão de lucratividade e rentabilidade foram decisivos na tomada de decisão em optar pela desistência do ponto comercial oferecido.
Com base nos resultados nas simulações promovidas pelo empreendedor na aplicação do artefato eletrônico G2MC 3.0 ficou constatado sua contribuição em apurar em tempo hábil informações mensuráveis na análise do ponto comercial em um condomínio horizontal visando a implantação de uma cafeteria.