Resumo

Título do Artigo

Fatores que Impactam na Implementação de Educação Financeira nas Escolas: Percepção dos Secretários Municipais de Educação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
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Palavras Chave

Educação Financeira
Finanças Pessoais
Política Educacional

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Nadia Mar Bogoni
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas- FEAC
2 - Luana Sara Bizatto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
3 - Nelson Hein
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
4 - Luis Henrique Botton
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC
5 - André Finatto Donassolo
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FEAC

Reumo

Várias organizações mundiais já identificaram existir uma crescente demanda da população por educação financeira, principalmente as organizações que têm seu trabalho voltado para questões de qualidade de vida, satisfação e bem-estar econômico e social da população. Por esta razão, a compreensão de quais fatores se relacionam com a educação financeira pode assumir um papel relevante tanto no âmbito da definição de políticas educacionais, como governamentais.
Verificar quais são os principais fatores relacionados a educação financeira nas Escolas, a partir da percepção dos Secretários ou Gestores Municipais de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.
No Brasil, a partir de 2010 foi instituída a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. A ENEF adota como referência o conceito de Educação Financeira proposto pela OCDE e adaptado à realidade brasileira. Assim, dentre as ações estabelecidas pela ENEF, tem-se a programação de ações para inserções de educação financeira nas escolas, cujo objetivo é educar as crianças e adolescentes para lidar com o uso do dinheiro de maneira consciente e desenvolver hábitos e comportamentos financeiros saudáveis (BRASIL, 2011).
Distribuição da Pesquisa Survey efetuada junto aos Secretários Municipais de Educação do Estado do RS. A partir da participação de 58 Secretários Municipais pertencentes as seguintes Coordenadorias Estaduais de Educação (2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 11ª, 14ª, 15ª, 16ª, 17ª, 18ª, 21ª, 23ª, 24ª, 25ª, 36ª, 39ª CEE. Para responder ao objetivo proposto na pesquisa será utilizada a Técnica Estatística denominada Análise Fatorial (AF).
Temática Educação Financeira nas Escolas: importância de conhecer o uso do cartão de crédito, empréstimos pessoais e financiamentos. Demonstrando a importância de promover nas Escolas noções sobre controle e gerenciamento de gastos pessoais, os quais podem levar uma vida financeira saudável. b) Temática relacionada às Dificuldades para Implantação da Educação Financeira nas Escolas e c)Temática Benefícios da Implantação da Educação Financeira nas Escolas.
A partir das temáticas abordadas: Educação Financeira, Dificuldades para Implantação da Educação Financeira nas Escolas e Benefícios da Implantação da Educação Financeira nas Escolas, a contribuição desse estudo está nas inúmeras razões para a introdução e disseminação do tema educação financeira nas escolas e que, devido a sua relevância, essa prática possa ser expandida e ser tratada como uma política pública educacional e faça parte da grade comum Curricular.
Atkinson, A., & Messy, F. A. (2012). Measuring financial literacy: Results of the OECD. OECD Publishing. Bernheim, B. D., Garrett, D. M., & Maki, D. M. (2001). Education and saving: The long-term effects of high school financial curriculum mandates. Journal of Public Economics, 80(3), 435-465. BRASIL/ENEF. Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da ENEF. 2011a. Disponível em http://www.vidaedinheiro.gov.br/legislação/efault.aspx. Acesso em: abril de 2017. Hair Jr, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise Multivariada de dados.