Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA GOVERNANÇA E O ÍNDICE DE FELICIDADE NOS PAÍSES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança pública
Felicidade.
Países.

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Andréia Carpes Dani
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - ppgcc
2 - Henrique Correa da Cunha
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGAD
3 - Paulo Sérgio Almeida-Santos
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGCONT

Reumo

O impacto da qualidade da governança sobre a riqueza sugere que a qualidade da governança também pode ter um impacto positivo sobre a felicidade, uma vez que a riqueza é importante para a felicidade, mas também porque os governos podem prever condições adicionais, como segurança, saúde e um nível mínimo da igualdade e justiça social (Ott, 2010). O crescimento da pesquisa sobre "boa governança" ou qualidade da governança pública tem sido impulsionado por estudos que demonstram que esse fator é a chave para compreender o crescimento econômico e o bem-estar social de países em desenvolvimento.
Diante da revisão teórica realizada, surge o seguinte questionamento desta pesquisa, a saber: Qual a relação entre a qualidade de governança pública e a felicidade da população dos países? Diante do exposto, este estudo busca analisar se existe relação entre a qualidade de governança pública e a felicidade da população dos países.
A qualidade da governança é muitas vezes ligada à prosperidade das nações, regiões ou cidades. Nessa relação, uma melhor governança pode ser o produto de maior prosperidade, embora o inverso possa ocorrer (Stead, 2014). Dean (2007) denomina felicidade do país como bem-estar, sendo que o bem-estar nacional e a felicidade individual são determinados por elementos que vão além da renda absoluta, como o status, e o contexto cultural.
A pesquisa, quanto ao seu objetivo é caracterizada como descritiva e de abordagem quantitativa, utilizando-se de dados documentais. Foram analisadas as informações de 36 países num período de oito anos, quanto a qualidade de governança corporativa e níveis de felicidade. Para tanto, foi utilizada a técnica de dados em painel com efeito aleatório, visando verificar o comportamento longitudinal (anual).
As variáveis Voz e Responsabilização, Eficácia Governamental, Qualidade Regulatória são positivamente relacionadas com a Felicidade da população. Esses resultados, sugerem que países que apresentam uma governança pública com determinadas características possuem melhores níveis de felicidade e bem-estar social. Características que possibilitam que os cidadãos sejam capazes de participar na seleção de seu governo; estejam satisfeitos com a qualidade dos serviços públicos, e com a formulação e implementação de políticas; e possam acreditar na capacidade do governo de implementar políticas.
Diante dos resultados, verifica-se que a qualidade da governança pública influencia positivamente no sentimento de Felicidade da população, quando é caracterizada pela voz e responsabilização, eficácia governamental e qualidade da regulação em níveis positivos, ou seja, próximos a 2,5. Assim, nos países em que a governança pública é voltada ao atendimento desses aspectos, a população possui melhores níveis de felicidade, e bem-estar-social. Esses resultados corroboram com os achados nos estudos de Ott (2011) e Rodrigues-Pose e Maslauskaite (2013).
Ott, J. C. 2010. Good Governance and Happiness in Nations: Technical Quality Precedes Democracy and Quality Beats Size. Journal of Happiness Studies, vol. 11,n. 3, pp 353-368. Ott, J. C. 2011. Government and happiness in 130 nations: good governance fosters higher level and more equality of happiness. Social Indicators Research, vol.102, n.1, pp. 3–22. Rodriguez-Pose, A. & Maslauskaitec, K. 2012. Can policy make us happier? Individual characteristics, socio-economic factors and life satisfaction in Central and Eastern Europe. Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, vol. 5,), p. 77.