Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS E TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PUBLICAÇÕES DE 1961 A 2018
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Bibliometria
Custos de transação
Negócios internacionais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Leandro Carvalho Bassotto
-
2 - Luiz Kennedy Cruz Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Carlos Eduardo Stefaniak Aveline
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

As teorias de negócios internacionais estudam fenômenos relacionados à internacionalização de empresas. Os custos de transação são elementos cruciais para a tomada de decisão em internacionalização de empresas. As teorias de internacionalização de empresas se desenvolveram a partir da Teoria dos Custos de transação (TCT) (MASSA; ZHANG, 2018). Estudos que auxiliem na identificação das novas perspectivas que abordam as teorias de internacionalização de empresas e custos de transação são fundamentais para identificar novos rumos que estudos contemporâneos têm se dedicado a estudar.
Esse estudo visa responder à seguinte questão de pesquisa: A Teoria dos Custos de Transação (TCT) continua relevante para as teorias de internacionalização de empresas e suas possíveis revisões? O objetivo desse estudo foi analisar empiricamente publicações que abordam o conceito de internacionalização de empresas e custos de transação e investigar o impacto dessas publicações no campo científico para o contexto atual e suas contribuições para o desenvolvimento de estudos posteriores que venham a agregar conhecimento às pesquisas que tratam do tema.
A pesquisa em negócios internacionais visa entender e explicar as decisões relacionadas à internacionalização das empresas (DUNNING, 2000). A Teoria dos Custos de Transação (TCT) é uma das principais correntes teóricas que explicam as decisões de internacionalização das empresas (WILLIAMSON, 1991). A TCT muito já contribuiu para explicar as decisões de internacionalização, no entanto, novas tendências têm demandado a extensão das teorias tradicionais de internacionalização e a TCT tem muito a contribuir para explicar as decisões em internacionalização.
Foi realizada uma pesquisa bibliométrica em publicações que tratam de internacionalização de empresas e custos de transação. Foi utilizada a base de dados Web of Science, pesquisando os termos: International firm, Interacional company e Transaction costs. A análise se deu por meio do software VOSviewer. Foram encontrados 894 artigos científicos publicado entre 1961 e 2018 considerados aptos para serem analisados.
Os resultados indicaram aumento expressivo de publicações sobre o tema nas três últimas décadas. O principal periódico é o Journal of International Business Studies com 31 publicações. Os principais autores são: Andrew B. Bernard, Bruce Kogut, John H. Dunning, Jan Johanson e Oliver E. Williamson. O levantamento indicou que as pesquisas dos últimos anos se concentraram no papel da experiência internacional das empresas, na gestão e/ou mercado interno e na expansão internacional, apontando esses temas como promissores para pesquisas posteriores sobre internacionalização e custos de transação.
Este trabalho contribuiu para a teoria de negócios internacionais de duas maneiras. Primeiramente, constatando que a teoria de custos de transação continua um tema central no estudo da internacionalização de empresas. Em segundo lugar, indicando temas promissores para desenvolvimento da pesquisa internacionalização e custos de transação.
DUNNING, J.H. The Eclectic Paradigm as an Envelope for economic and Business Theories of MNE Activity. International Business Review, v. 9, n. 2, p. 163-190, 2000. WILLIAMSON, O. Comparative economic organization: the analysis of discrete structural alternatives. Administrative Science Quarterly, v.36, n.2, p.269-296, 1991. MASSA, M.; ZHANG, L. Does corporate hedging attract foreign institutional investors? Evidence from international firms. Journal of International Business Studies, V. 49, N. 5, p. 1-28, 2018.