Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE INDICADORES DE DESEMPENHO E O IGC DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
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Palavras Chave

Desempenho
Indicadores
Instituição de Ensino

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - LEONARDO FABRIS LUGOBONI
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Largo São Francisco
2 - Hamilton Luiz Correa
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - Itzhak David Simão Kaveski
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Reumo

Atualmente a gestão de desempenho organizacional e seus indicadores se tornaram instrumentos fundamentais na gestão das organizações ante o ambiente de competitividade dinâmica no qual as organizações estão inseridas (Nascimento, Bortoluzzi, Dutra, & Enssilin, 2011). Identificar as melhores formas de avaliar o desempenho desafia pesquisadores e gestores há muitos anos (Kennerley & Neely, 2002). Apesar de ser vasta a literatura sobre a performance em organizações ligadas à educação, entende-se pesquisas sobre kpis e seus resultados, precisam ser desenvolvidas.
Esta pesquisa busca avaliar se os indicadores de desempenho possuem relação com o desempenho das instituições de ensino superior (IES). Como questão de pesquisa propõe-se: Qual relação entre a presença e a importância dos indicadores de desempenhos de uma (IES) e o IGC?
Indicadores de Desempenho: Indicadores de desempenho são definidos como um conjunto de medidas centradas nos aspectos do desempenho organizacional que são os mais críticos para o sucesso atual e futuro da organização. Presença do Indicadores: Deveria haver uma grande reflexão sobre quais indicadores deveriam estar presentes na gestão de uma organização (Bititci et al., 2000; Ghalayini & Noble, 1996). Importância dos indicadores:A importância do indicador pode mudar de acordo com a pessoa que avalia, com a função que uma pessoa ocupa, o seu país de origem etc (Toor & Ogunlana, 2010).
Pesquisa descritiva foi realizada a partir de um levantamento, que teve como população 109 instituições de ensino superior que aceitaram participar da pesquisa.Para a elaboração do constructo foram entrevistados onze especialistas na área. A seleção dos especialistas foi realizada por conveniência, o acesso facilitado às pessoas teve influência significativa na escolha dos entrevistados. Usou-se a regressão logística multinominal para verificar a relação dos indicadores com o índice IGC, valendo-se do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
A pesquisa mostra que é possível associar o desempenho da IES (IGC) aos indicadores e as dimensões. As dimensões Internacionalização e Pesquisa, Aluno e Cliente, Mercado, Acadêmico, Recursos humanos, Financeiro e as variáveis de controle Sociedade/Extensão e Faculdade/Universidade apresentam capacidade discriminante para os grupos com relação à presença dos indicadores. As dimensões Aluno e Cliente, Mercado e Faculdade/Universidade apresentam capacidade discriminante para os grupos com relação à importância atribuída aos indicadores de desempenho.
Como principais contribuições desta pesquisa, destaca-se a relação da presença e da importância dos indicadores ao IGC da IES. A literatura nacional e internacional mostra dificuldades em apresentar relações claras entre os resultados de uma organização e a forma com que as organizações utilizam os indicadores. Do ponto de vista gerencial, esta pesquisa apresenta um dashboard para instituições de ensino superior. Conforme discutido na revisão da literatura (Neely, 1999), há grande dificuldade em determinar os indicadores que uma organização deve usar.
Ball, R., & Halwachi, J. (1987). Performance indicators in higher education. Higher Education, 16(4), 393-405. Ball, R., & Wilkinson, R. (1994). The use and abuse of performance indicators in UK higher education. Higher Education, 27(4), 417-427. Bititci, U. S., Turner, T., & Begemann, C. (2000). Dynamics of performance measurement systems. International Journal of Operations & Production Management, 20(6), 692-704. Neely, A. (1999). The performance measurement revolution: why now and what next? International Journal of Operations & Production Management, 19(2), 205-228.