Resumo

Título do Artigo

AVALIANDO O USO DO CASO PARA ENSINO: a aplicação do modelo de Kano para mensurar a satisfação dos alunos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Caso para ensino
Satisfação
Modelo de Kano

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Halana Adelino Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
2 - Jeniffer de Nadae
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
3 - Antonio Messias Valdevino
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
4 - Brena Carolina de Oliveira Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
5 - Maria Joseane Alves de Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte

Reumo

A literatura acerca do caso para ensino aponta-o como importante ferramenta ao ensino em cursos da área de negócios e gestão, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à negociação e à capacidade análitica do aluno, se configurando como uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. É uma contextualização da prática com a teoria que utiliza recursos do ambiente que são de conhecimento do aluno, e por isso, avaliado por alguns pesquisadores do tema quanto à sua utilização
Como os alunos de graduação avaliam a aplicação do caso para ensino? Assim este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação do uso desta ferramenta pedagógica, com o intuito de verificar a satisfação dos alunos quanto ao método do caso para ensino em disciplinas de Administração Mercadológica [Marketing, (obrigatórias) I e II] e Gestão de Serviços (optativa) numa Universidade Pública no estado do Ceará, inovando-se no método utilizado.
Faz-se uma apresentação da ferramenta como uma metodologia ativa de ensino, discorrendo sobre como se configura e trazendo dados de aplicação e de produção no Brasil. Discute-se também sobre a possibilidade de desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos, com destaque para a capacidade gerencial e analítica deste, a partir de situações-problemas que contextualizam a realidade do discente.
O trabalho utiliza o modelo de Kano, com um questionário que apresenta um conjunto de perguntas para cada atributo do produto e/ou serviço que se pretende analisar. As afirmativas feitas em pares, funcionais e disfuncionais para capturar a opinião dos respondentes utilizando-se escala do tipo Likert de cinco pontos. A amostra da pesquisa se constitui com alunos de três disciplinas de Gestão de Serviços, Marketing I e II do curso de bacharelado em Administração de Empresas, conduzida no ano de 2017, totalizando 131 alunos respondentes.
Nos resultados, apresentam-se atributos do uso do caso para ensino às disciplina de Gestão de Serviços e Marketing I e II e os diagramas dos coeficientes de satisfação e insatisfação de ambas as disciplinas. Assim, analisam-se quais as variáveis tem maior impacto na avaliação da aplicação do caso para ensino em sala de aula, tendo como destaque aquelas que se relacionam à possibilidade de desenvolvimento de habilidades neles. Além disso, um dos critérios avaliados positivamente é o dinamismo da aula.
Os alunos avaliam o uso da ferramenta como satisfatório. Observado pelas respostas dos alunos ao classificarem aproximadamente 67% das questões como um atributo Unidimensional. De todo modo, vê-se que existem algumas assertivas que influenciam a satisfação do aluno quando se aplicam os casos em sala de aula, como apontados nos atributos Unidimensionais, com destaque para a necessidade de preparação do aluno e ao fato de que uma aula com caso se torna dinâmica. Contribui-se com este estudo ao se apontar características relevantes no processo de apreciação dos alunos quanto ao uso do caso.
HAWES, Jon M. Teaching is not telling: The case method as a form of interactive learning. Journal for Advancement of Marketing Education, v. 5, 2004. QURESHI, Nouman Ahmed; KHAN, Babar Ali; SAIF, Jomah. The application of Kano’s model in the airline industry. 2017. ROESCH, S. M. A; FERNANDES, F. Como Escrever Casos para o Ensino de Administração. São Paulo: Atlas, 2007. VALDEVINO, A. M.; BRANDÃO, H. A.; CARNEIRO, J. S.; SANTOS, Í. A. T.; SANTANA, W. J. P. Caso para ensino como metodologia ativa em administração. REVISTA PENSAMENTO CONTEMPOR NEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF), v. 11, p. 1-12, 2017.