Resumo

Título do Artigo

Auditoria da Gestão da Inovação em Startups: O Caso da FIEMGLab Novos Negócios
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Palavras Chave

Inovação
Aceleração
Startups

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Guilherme Tostes Guimarães Pio
FACULDADE IBS (IBS) - Av. Prudente de Morais (Belo Horizonte)
2 - Carlos Frederico Silva Habel
FACULDADE IBS (IBS) - Cidade Jardim
3 - LUCAS DE CARVALHO MARINHO TEIXEIRA
UNIVERSIDADE DE ITAÚNA (UI) - Campus Verde

Reumo

A inovação tem se tornado um dos focos principais para as empresas que buscam se diferenciar no mercado e obter vantagem competitiva. O presente estudo possui a intenção de analisar o processo de gestão da inovação em startups que integram o programa de aceleração FIEMGlab Novos Negócios, por meio da utilização da ferramenta Auditoria da Inovação, concebida por Tidd, Bessant e Pavitt (2008). Num primeiro momento, este trabalho discorre sobre as características relacionadas ao Empreendedorismo no Brasil, assim como o mercado de startups e sua interferência na cidade de Belo Horizonte.
o presente trabalho tem como problema de pesquisa pois busca mensurar as competências da gestão da inovação em startups que participam de um processo de aceleração na cidade de Belo Horizonte, afim de compreender o padrão de comportamento que descreve como estas lidam com a questão da inovação. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar, por meio de uma pesquisa tipo survey, que envolvem a coleta de dados por meio de entrevistas aplicadas a uma amostra selecionada da população em estudo, em observância a um protocolo metodológico científico.
A estrutura de Auditoria da Inovação, de Tidd, Bessant e Pavitt (2008), é elaborada em formato de questionário auto avaliativo, contendo 40 perguntas que devem ser respondidas por meio de escala "Likert", de 1 a 7, permitindo apenas números inteiros, conforme estrutura abaixo: 1. Definitivamente falso; 2. Falso; 3. Pouco falso; 4. Mais ou menos; 5. Pouco verdadeiro; 6. Verdadeiro; 7. Definitivamente verdadeiro; As 40 perguntas são divididas em cinco dimensões: Estratégia, Aprendizagem, Relacionamentos, Processos e Organização Inovadora - sendo oito perguntas para cada uma destas.
A pesquisa realizada neste trabalho tem característica quantitativa, na qual, conforme Michel (2009), apresenta uma relação dinâmica entre quem pesquisa e o objeto pesquisado. O ambiente da vida real constitui-se como a fonte para obtenção dos dados e, a partir de isenção e lógica, o pesquisador obtém as respostas ao interpretar a realidade. O modo de coleta de dados referiu-se ao(s) tipo(s) de estratégia utilizado(s) para a coleta de dados na pesquisa survey.Dentre os métodos estatísticos existentes, foi utilizada apenas uma única medida de tendência central, a média aritmética.
Analisando o gráfico radar ilustrado na Figura 7, é possível inferir que as startups do FIMEGlab possuem a dimensão Estratégia como a soberana, por alcançar o maior conceito médio dentre as cinco dimensões, atingindo a nota de 5,62. Isto demonstra que as startups se importam com a elaboração de objetivos e metas organizacionais claras e bem difundidas, se preocupam com futuras oportunidades e ameaças, bem como a interferência de agentes externos à organização, como o desenvolvimento de tecnologias ou de mercado.
Destacam-se pontos que enaltecem a importância da gestão da inovação em startups ao analisar suas as dimensões do processo de gestão, como: a geração de capital intelectual através da aprendizagem; a absorção de conhecimento através dos relacionamentos; o estabelecimento de objetivos claros e a utilização das ferramentas chave para alcançá-los através da estratégia e dos processos; e a instituição de uma cultura que busque prosperar através da boa gestão da inovação pela evolução da maturidade de uma organização inovadora.
MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. [S.l.]: Atlas Editora, 2009. ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. [S.l.]: OCDE; FINEP, 1997. OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios: [S.l.]: ALTA BOOKS, 2013. PAIM, R. et al. Gestão de Processos: Pensar, agir e aprender. [S.l.]: Bookman, 2009. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. Bookman, 2008. ISBN 9788577802029. TIGRE, P. Gestão Da