Resumo

Título do Artigo

O ESTRESSE OCUPACIONAL DOS CONTADORES FEDERAIS NO FECHAMENTO DO EXERCÍCIO FINANCEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estresse
contadores federais
fechamento do exercício.

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Marina de Freitas Prieto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Contabilidade
2 - ALINE ROBERTA HALIK
-

Reumo

A (r) evolução causada pela globalização oferta ao setor público à necessidade de convergência da contabilidade pública aos padrões internacionais para que haja uma redução na assimetria de informações prestadas entre os países. Essa necessidade de constante adequação dos profissionais contábeis, a quantidade de trabalho que o profissional deve prestar no fechamento do exercício, a sobrecarga de trabalho, entre outros fatores podem gerar estresse nesses contadores públicos.
A justificativa do estudo consiste no fato de que o tema estresse no ambiente organizacional tem crescido nas últimas décadas, e o setor público é desabastado de estudos sobre o nível de estresse. O fechamento do exercício financeiro é o período que mais requer o cumprimento de prazos, prestação de contas e análise de balanços, portanto o melhor período para análise do nível de estresse dos contadores que estão envolvidos no processo.
O objetivo do estudo foi investigar a percepção dos colaboradores do Governo Federal no Brasil quanto à influência do estresse na preparação do fechamento do exercício contábil. O estresse ocupacional foi avaliado mediante questionário com a escala likert, com cinco opções de resposta e 18 questões propostas, foram avaliados também itens pessoais e profissionais dos contadores públicos federais.
O presente estudo visa responder qual o nível de estresse dos contadores federais no fechamento do exercício? Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em verificar o nível de estresse dos contadores públicos federais no fechamento do exercício. No intuito de responder a esse questionamento, esse estudo visa analisar o nível de estresse dos contadores que atuam no setor público federal, quais os principais fatores estressantes e como isso afeta o fechamento do exercício financeiro.
Os resultados apresentaram evidências de que os entrevistados concordam em média que o estresse interfere no fechamento do exercício contábil e que a sobrecarga de trabalho, o conflito de funções, a desvalorização profissional, escassez de recursos humanos, o distanciamento entre teoria/prática e a remuneração seriam os principais elementos estressores no ambiente de trabalho.
Considera-se, com base nos resultados, que os ministérios entrevistados, precisam reavaliar a sua administração, principalmente com relação à gestão de pessoas, que trata dos colaboradores de uma forma geral, visando conhecer possíveis falhas, antecipar-se a problemas e tomar iniciativas inovadoras que representem uma redução dos fatores que provocam o estresse no fechamento do exercício.