Resumo

Título do Artigo

O MODELO DE INOVAÇÃO ABERTA: estudo de caso em uma empresa de tecnologia
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Inovação Aberta
Tecnologia

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Mayara Vieira Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PELOTAS
2 - janaina mendes de oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo
3 - Tiago Zardin Patias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Administração - Campus Palmeira das Missões

Reumo

Durante quase todo o século XX, prevaleceu nas organizações o uso do modelo fechado de inovação, ou seja, as organizações que teriam vantagens competitivas eram alcançadas por aquelas empresas que investiam grandes recursos em planejamento e desenvolvimento. A inovação deixou de ser algo apenas fomentado e desenvolvido internamente no momento que as empresas perceberam que externamente havia outras possibilidades que os auxiliariam a atingir este objetivo, por meio da inovação aberta. Através de uma visão sistêmica sobre a gestão da inovação, é possível gerar benefícios e externalidades.
O presente estudo tem como proposta identificar como a uma empresa do ramo de tecnologia, identificada pelo codinome Empresa X, utiliza o modelo de Inovação Aberta no seu processo de gestão e no processo de desenvolvimento de soluções de negócios e seus produtos.
Os principais autores que sustentaram a analise foram Sundbo e Gallouj (1998), Tidd, Bessant e Pavitt (2008), Chesbrough (2003; 2012), Bessant e Tidd (2009) e Gassmann, Enkel e Chesbrough (2010).
Como estratégia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso descritivo. Foram realizadas entrevistas com quatro dirigentes da alta gestão da empresa, entre eles o CEO. Também se buscou documentos e informações da empresa. As entrevistas foram transcritas e os documentos foram apensados, analisou-se seu conteúdo e feita a triangulação necessária para a compreensão do caso.
A análise e discussão dos resultados seguiram o roteiro de entrevista desenvolvido na metodologia, possibilitando compreender o que entendem e como se dá o processo de inovação aberta da Empresa X.
Este estudo revelou as práticas da empresa em seu modelo de negócio, que se enquadram no conceito de inovação aberta, bem como a mudança a partir de uma inovação fechada para uma abordagem de inovação aberta, propiciando vantagens estratégicas para a empresa.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. POA: Bookman, 2009. CHESBROUG, H. The era of open innovation. MIT Sloan Management Review, v. 44, n. 3, p. 33-41, 2003. _____. Inovação aberta: como criar e lucrar com a tecnologia. POA: Bookman, 2012. GASSMANN, O.; ENKEL, E.; CHESBROUGH, H. The future of open innovation. ITEM - Institute of Technology Management with Transfer Center for Technology Management (TECTEM), 2010. SUNDBO, J.; GALLOUJ, F. Innovation in services. Oslo: STEP Group, 1998. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 3 ed. POA: Bookman, 2008.