Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA A EXCELÊNCIA EM GESTÃO NA JUSTIÇA FEDERAL
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Cultura Organizacional
Excelência em Gestão

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos

Autores

Nome
1 - Fernando Fukunaga
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
2 - Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA/PUCSP
3 - Marcio Albuquerque
Tribunal Regional Federal da 1ª Região - Comitê de Gestão do Conhecimento
4 - Danilo Nunes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Programa de Estudos Pós-graduados em Administração

Reumo

A importância do papel dos Tribunais para a sociedade vem sendo discutida em diversos campos de conhecimento. Neste cenário, a gestão busca a excelência para atender o cidadão e prestar o serviço jurisdicional de qualidade, acessível e gerar inovação. A gestão do conhecimento (GC) e cultura organizacional (CO) desempenham um papel relevante na busca pela excelência em Tribunais. A JF1 possui um efetivo de 8.379 entre magistrados e servidores e este foi o plano amostral, sendo validados 1.717 questionários. As entrevistas foram realizadas com representantes da área meio e da área fim.
A literatura é escassa em fornecer estudos sobre a contribuição da GC e da CO para a excelência em Tribunais. Neste contexto, o objetivo central deste artigo é contribuir para aumentar a estrutura de conhecimento no campo de sistemas de gestão do conhecimento (SGC) e da gestão intencional da cultura organizacional para a excelência em Tribunais.
O estudo sobre a administração de Tribunais tem raízes na década de 1900 (GALLAS, 1971). Tolman (1960) estudou 25 sistemas de administração dos Estados Norte Americanos, o sistema considerado melhor previa um controle administrativo centralizado, de todos os Tribunais e Juízes do Estado, pelo Presidente do Tribunal. Friesen (1971) examinou as restrições e conflitos do papel singular dos Tribunais para encontrar um modelo de gestão útil.
Como estratégia metodológica adotou-se para este estudo a abordagem quantitativa e qualitativa. Para abordagem quantitativa, adotou-se o Organizational Culture Assessement Instrument (OCAI) de Quinn e Cameron (2006). Para a avaliação da gestão do conhecimento adotou-se o Knowledge Management Assesment Instrument (KMAI) de Lawson, (2002). Na abordagem qualitativa foi realizada quatro visitas para realização de entrevistas coletivas na sede do TRF1, na SJ da Bahia, na SJ do Distrito Federal e na SJ de Minas Gerais. Neste contexto foram escolhidas, além do TRF1, três seções judiciárias.
Conhecimento é insumo para os três indicadores de eficácia (vantagem competitiva, crescimento organizacional e inovação), talvez a baixa disseminação dos conceitos de gestão do conhecimento na organização seja uma barreira para a compreensão do sistema de gestão do conhecimento que tem como objetivos criar, reter, transferir e aplicar conhecimento que estão ligados diretamente aos indicadores de eficácia. Para melhorar a compreensão do sistema de gestão do conhecimento e sua contribuição é valido propor-se fundamentos para a construção de um modelo para o Tribunais.
Foi proposto fundamentos para a construção de um modelo gestão do conhecimento para o Tribunal moderado pela cultura organizacional como variável do ambiente organizacional, modelo útil para o Tribunal desdobrar sua estratégia de conhecimento de implantação de GC corporativa e, ainda, permitindo o alinhamento das iniciativas locais de gestão do conhecimento.
ALAVI, M.; LEIDNER, D. L. Review: Knowledge management and knowledge management systems: Conceptual foundations and research issues. MIS Quarterly, 25(1), 107–136, 2001. CERCHIONE, R.; ESPOSITO, E.; SPADARO, M. R. - The spread of knowledge management in SMEs: A scenario in evolution. Sustainability. v. - 7, n. - 8, p. - 10232, 2015. QUINN, R. E; CAMERON, K. S. Diagnosing and Changing Organizational Culture: Based on the Competing Values Framework. 3Ed. San Francisco: Jossey-Bass: 2006. NATIONAL CENTER FOR STATE COURTS. The International Framework for Court Excellence, Williamsburg: 2013.