Resumo

Título do Artigo

MODELO TEÓRICO DE FATORES INFLUENTES NA OPERAÇÃO DE FRANQUIAS
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Palavras Chave

Franchising
Modelo de operação de franquias
Decisão em franquias

Área

Marketing e Gestão

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Helder de Souza Aguiar
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGA- Administração
2 - Paulo Tromboni de Souza Nascimento
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

O início do século XXI mostrou que o franchising é uma opção viável em diversos segmentos. Nos Estados Unidos esse modelo de negócio corresponde a um terço de todas as vendas do varejo e no Brasil a 1,2 milhão de empregos diretos. No franchising os agentes não são sócios nem mesmo possuem uma relação de patrão e empregado, porém estão sujeitos a regras ditadas pela franqueadora Entretanto, devido a sua capacidade de antever problemas e acelerar soluções a maioria dos franqueados se sente “extremamente satisfeita” com seus negócios.
O objetivo desse ensaio foi a construção de um modelo de fatores que pudessem a qualquer tempo influenciar a operação da unidade. Para isso foram estudados e reunidos para o modelo o momento antes da operação e o momento durante a operação, de uma maneira que não foi ainda abordada por autores seminais de franquia, principalmente os acadêmicos. O modelo serve assim também de base para ações gerenciais de redes de franquia no monitoramento de suas atividades junto a suas unidades franqueadas.
O franqueado experimenta dois momentos. Um desde sua escolha pelo sistema de franquia até a sua efetivação, e outro a partir do momento que o negócio passa a operar. Antes de operar ele pode pesquisar o sistema, mas ainda não possui a vivência dentro do negócio. Estudos apontam os motivos para a busca pelo sistema, como por exemplo falta de experiência e busca de recursos. Além das aspirações seu perfil deve ser compatível com requisitos da rede. A escolha é o momento ex-ante da operação. Após o contrato ser assinado, o candidato passa a ser franqueado. Nessa fase é influenciado por aspectos
Após a revisão da literatura foi elaborado um modelo de operação para o estudo dos fatores de influência, embasado por teorias de franquias e de negócios. O modelo foi elaborado seguindo os preceitos dos diagramas de influência, contendo a identificação das incertezas associadas com o problema de pesquisa de modo a representar o sistema. Os fatores influentes na operação da unidade são partes de um sistema, ou seja, um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum (Von Bertalanffy, 1975).
Este artigo buscou a construção de uma abstração do ambiente encontrado nas unidades de franquia. Desde a escolha por parte de seus futuros franqueados até operação diária da unidade são muitos os fatores que podem influir na performance, sobrevivência, lucratividade e até mesmo na satisfação do franqueado com a sua unidade. O Modelo Teórico de Fatores Influentes na Operação de Franquias é uma discussão conceitual relevante para este campo de estudos uma vez que a mesma ainda não se encontra bem definida na literatura acadêmica.
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