Resumo

Título do Artigo

TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS: MENSURAÇÃO DOS PRINCIPAIS IMPACTOS NA TARIFAÇÃO DAS REGIÕES BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Valoração
Gestão Pública
Mobilidade Urbana

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Yuri Machado de Souza
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP - Departamento de Economia, Administração e Sociologia
2 - Lilian Maluf de Lima
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP - Piracicaba/SP

Reumo

Conforme exposto por Cintra (2014), a crise de mobilidade em São Paulo, por exemplo, custa cerca de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) paulistano, o equivalente a R$40 bilhões. O transporte público é essencial na busca de um melhor dinamismo e eficiência no uso do espaço urbano, melhorias neste tipo de transporte trariam ganhos econômicos, na qualidade de vida e no bem-estar da população das cidades por significar uma diminuição relevante no número de automóveis circulando e consequentemente no trânsito dessas grandes cidades.
Devido a essa relevância dos preços dos meios de transporte público adotados pelos municípios, faz-se importante a condução de um estudo sobre a precificação das tarifas, especificamente de ônibus devido a disponibilidade de dados, de maneira a expor quais são as variáveis das quais seu preço depende e como essas variáveis podem alterá-lo. Assim o objetivo central do presente trabalho é identificar e analisar os principais determinantes na composição do preço das tarifas de ônibus em quarenta e cinco cidades do Brasil com população igual ou maior à 500 mil habitantes, além das capitais.
O presente tópico possui o objetivo de apresentar importantes aspectos relacionados ao tema central do trabalho, de modo a discutir a infraestrutura do transporte rodoviário, estrutura de custos e tarifação e por fim o aspecto político ligado a esse modal. De maneira a exemplificar a importância desse trabalho temos que para Camagni et al. (2002) há diversas discussões sendo realizadas dentro do meio acadêmico sobre mobilidade urbana, porém o avanço nessas discussões é limitado pala falta de trabalhos empíricos sobre o tema e um profundo entendimento da caracterização do transporte urbano.
A metodologia utilizada se baseia em uma regressão linear múltipla, a partir do método dos mínimos quadrados ordinários (MQO). De acordo com Gujarati (2006), o método consiste em compreender o impacto de uma ou mais variáveis em outra variável. Como escolha das variáveis explicativas foram consideradas, a literatura correlata e a disponibilidade dos dados. Dessa forma foram utilizados, para explicar as variações no valor das tarifas de ônibus, o preço do Diesel, as diferenças entre macrorregiões e uma variável que represente o aspecto político (período eleitoral).
Nota-se pelos resultados, que a cada 1% de aumento no preço do diesel, um aumento de 1,09% ocorre no preço da tarifa média de ônibus, mantendo-se as demais variáveis constantes. A tarifa de ônibus na região Nordeste apresenta um decréscimo de 19,05% em relação à região-base (Centro-Sul). Já a região Norte apresentou uma diminuição equivalente a 23,35%. Quando analisado o trimestre após anos de eleições federais e municipais, a tarifa de ônibus apresenta um aumento de 2,62%, comparando-se com os demais períodos.
Possíveis políticas públicas poderiam ser pautadas nos resultados aqui apresentados no sentido, por exemplo, de alterações do preço do Diesel (dada a sua relação próxima ao preço da tarifa). A compreensão dos fatores que causam a diferença entre as macrorregiões pode sinalizar possíveis investimentos logísticos específicos, mesmo que de longo prazo e destinações de recursos públicos a projetos de incentivo a mobilidade publica. Também cabe avaliar o entendimento dos aumentos nas tarifas observados nos períodos pós-eleições e sua natureza.
CAMAGNI, Roberto; GIBELLI, Maria Cristina; RIGAMONTI, Paolo. Urban mobility and urban form: the social and environmental costs of different patterns of urban expansion. Ecological economics, v. 40, n. 2, p. 199-216, 2002. CINTRA, Marcos. Os Custos dos Congestionamentos na cidade de São Paulo. EESP – Textos para Discussão/Working Paper Series. São Paulo, 2014 GUJARATI, Damodar N. Econometria Básica. Ed: Campus Elsevier 2006. HESS, Daniel Baldwin; BROWN, Jeffrey; SHOUP, Donald. Waiting for the bus. Journal of Public Transportation, v. 7, n. 4, p.67-84, 2004.