Resumo

Título do Artigo

FATORES RELEVANTES PARA ADOLESCENTES NA COMPRA DO AUTOMÓVEL DA FAMÍLIA
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Palavras Chave

adolescentes
Millennials
automóveis

Área

Marketing e Gestão

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Joao Duarte Saleme de Sa
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - vitoria

Reumo

As escolhas de consumo familiares não são orientadas apenas por fatores individuais, havendo influência de outros indivíduos, como os adolescentes, fazendo com que suas necessidades, vontades e opiniões tenham peso nessas decisões de consumo. Como o processo decisório de compra do consumidor pode ser influenciado pelo quanto ele conhece sobre o produto (LAROCHE; NEPOMUCENO; RICHARD, 2010), uma geração com mais acesso a informações pode tender a ser mais específica e exigente quanto às suas preferências consumeristas, como os atributos de interesse sobre os automóveis.
No processo decisão de compra do consumidor de automóveis novos, a existência de agrupamentos de consumidores pode indicar padrões de consumo. Assim, o objetivo desta pesquisa é descobrir os fatores relevantes para adolescentes que podem influenciar a decisão de compra do automóvel da família. Essa abordagem se justifica ao se considerar que os atributos para a compra do carro podem ser diferentes para essa faixa etária em relação aos atributos das demais faixas etárias (RIVARA; RIVARA; BARTOL, 1998; LÜBECK et al, 2014).
Pesquisas sobre os comportamentos de consumo da família como unidade social usualmente enfatizam a capacidade de influência do comportamento dos seus membros segundo seu papel nela: pai, mãe ou filho (BATRA; ALI, 2015). Singh e Kumar (2014) encontraram evidências de relação significativa da influência dos filhos sobre os pais nas decisões de compra, tanto em seus diferentes estágios quanto no produto em si, confirmando estudos anteriores no mesmo sentido. Dessa forma, a geração dos Millenials pode ter atributos diferentes na hora de tentar influenciar a escolha do carro familiar.
Optou-se pela realização da pesquisa em três etapas: na Fase 1, qualitativa, buscou-se levantar os atributos mais importantes para adolescentes que seriam considerados pelos mesmos no momento da compra do automóvel familiar. Em seguida, na Fase 2, foi feito o agrupamento dos atributos por meio de uma análise fatorial exploratória (AFE), encerrando-se com a Fase 3, na qual foi feita a validação dos fatores identificados por meio de uma análise fatorial confirmatória (AFC). No total, participaram da pesquisa 521 adolescentes com idades entre 13 e 19 anos.
Após a realização da pesquisa qualitativa, foram obtidas 24 variáveis como atributos de automóveis relevantes para adolescentes. Na fase 2, por meio da AFE, 11 variáveis foram excluídas e as 13 restantes foram agrupadas em 3 fatores: Segurança, Conforto e Esportividade. Por meio da AFC, validou-se os fatores, o que sugere que Conforto, Esportividade e Segurança apresentam-se como fatores que são levados em consideração por adolescentes no momento em que buscam influenciar a compra do automóvel da família.
Os fatores Conforto, Esportividade e Segurança foram os que se sobressaíram como os que são relevantes para adolescentes da geração Millennial no momento da compra do carro familiar, encontrando eco na literatura existente. A identificação desses fatores leva a concluir que a geração Millennial tende a dar mais ênfase a aspectos de interesse individual, como status e performance, e de contexto familiar, como segurança e conforto, em detrimento daqueles de aspecto social, como tipo de combustível e impacto ambiental.
KLEIN, NICHOLAS J.; SMART, MICHAEL J. Millennials and car ownership: Less money, fewer cars. Transport Policy, v. 53, p. 20-29, 2017. NEWBOLD, K. BRUCE; SCOTT, DARREN M. Driving over the life course: The automobility of Canada’s Millennial, generation X, baby boomer and greatest generations. Travel Behaviour and Society, v. 6, p. 57-63, 2017. RIVARA, FREDERICK P.; RIVARA, MATTHEW B.; BARTOL, KEITH. Dad, may I have the keys? Factors influencing which vehicles teenagers drive. Pediatrics, v. 102, n. 5, p. 1-3, Nov. 1998.