Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE INOVAÇÃO NO MÉTODO DE CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS TERCEIRIZADAS PELO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO MULTICASO EM TRÊS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
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Palavras Chave

Inovação do Serviço Público
Acordo de Níveis de Serviços
Terceirização

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Rachel Kerber Gonçalves
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Mestre em Economia
2 - janaina mendes de oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e Turismo

Reumo

A sociedade vem passando por profundas modificações na esfera social, política e econômica que exigem cada vez mais dinamismo e eficácia nos serviços prestados pela Administração Pública. Com a necessidade de prezar pela eficiência e, ao mesmo tempo, com orçamento cada vez mais escasso para atender as demandas da sociedade, a inovação nos processos das instituições públicas é imprescindível.
Como forma de alcançar os princípios da eficiência e da economicidade, é desejável que as instituições públicas viabilizem formas de contratação de terceirizados que proporcionem tais requisitos. Muitas instituições tiveram que rever seus processos e inovar seu modelo de contratação alterando tanto as condições de verificação do serviço executado quanto o pagamento associado. Assim, este estudo procurou identificar de que forma as instituições públicas estão inovando em busca de uma maior eficiência nos seus processos, contribuindo, para serviços de maior qualidade prestados à sociedade.
A avaliação das condições de trabalho como métodos e processos organizacionais tem por fim identificar as etapas, críticas, os gargalos e principalmente as atividades do processo que não agregam valor ao que está sendo entregue ou o fazem de forma menos eficiente. Quanto a esses, cabe o esforço de racionalização dos processos de trabalho. O método inovativo com aplicação de ANS significa que foram adotados processos eficientes de modernização organizacional visando gerar uma atividade permanente e sistemática de controle dos contratos terceirizados.
Este é um estudo de multicasos realizado em três instituições públicas. Levantaram-se informações quanto aos tipos de avaliação utilizada, o que as instituições querem medir, qual a evidência a ser medida, como é medido e para o que serve essa medição. Essas análises serviram de embasamento para tratar do processo de inovação na administração pública com a delimitação para os contratos terceirizados para o serviço de limpeza. Esse método deve, portanto, ter normas compreensíveis, tangíveis, objetivamente observáveis e comprováveis, além de possuir os níveis esperados de qualidade.
A inovação é uma forma de mudar algo para desenvolver ou inventar novas soluções. Fica claro que o objetivo das instituições é a qualidade na entrega do serviço contratado com um menor custo e, para tanto, cada uma delas se organizou com o modelo que se encaixa no seu padrão de melhor gerir seus contratos.
Constituição da República Federativa do Brasil; Instrução Normativa nº 02 de 2008; Modelos de gestão em organizações públicas; Gestão da inovação; Royal Institute of Public Administration; Oslo Manual; Caderno de Estudos Técnicos de Serviços Terceirizados da Secretaria da Fazenda do Governo de São Paulo - CADERTEC; The Public Sector Innovation Journal; Gestão da inovação