Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS: O COACHING COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Liderança
Coaching
Pós-MBA

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Patricia Martins Fagundes Cabral
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG Gestão e Negócios
2 - José Carlos da Silva Freitas Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - ppga
3 - Luciane Wolff
-

Reumo

Desenvolver as competências de liderança é um desafio para organizações e indivíduos que almejam crescer e se diferenciar no contemporâneo. Este estudo tem por objetivo apresentar uma intervenção aplicada onde a temática do coaching se insere, em nível conceitual e prático, como estratégia para contribuir no desenvolvimento de liderança,o que contribui como estratégia para desenvolvimento de lideranças no Pós-MBA em Liderança na Unisinos . O artigo traz contribuições teóricas e práticas, uma vez que ela colabora para com o avanço do tema coaching em nível teórico e prático.
A proposta do Pós-MBA em Liderança da Unisinos foi elaborada e implantada, enquanto formação acadêmica em nível de aperfeiçoamento Lato Senso, o curso possui uma carga-horária de 120 horas, em um ano aproximadamente, com encontros quinzenais. O requisito para ingresso discente é já ter concluído ao menos um curso de Especialização. A proposta política pedagógica visa oportunizar o desenvolvimento continuado de competências necessárias aos líderes, com um embasamento teórico consistente, aliado a vivência de atividades focadas nas competências necessárias à prática da liderança.
O processo metodológico do curso foca o aprimoramento das competências comportamentais do aluno, assim como a atualização conceitual e a reflexão crítica do contexto, combinando a aprendizagem no ambiente coletivo e em momentos individuais, onde o aluno dispõe de atenção individualizada, sendo o coaching uma das estratégias. O intuito é fazer com que, ao longo da formação, o aluno-profissional realmente visualize as mudanças ocorridas consigo, levando-o a uma reflexão acerca de sua trajetória profissional e mobilizando-o a novas e consistentes ações de desenvolvimento, enquanto lideres.
A intervenção com foco em desenvolvimento de liderança ocorreu em dois momentos: inicialmente em uma atividade de “Coaching entre pares”, e em um segundo momento, no “Trabalho de Integração do Curso”. Para realizar a primeira atividade, iniciou-se com o mapeamento de saberes dos alunos em atividades com possibilidade de ensinado e aprendizagem, entre os temas estavam jogos, idiomas, etc. A segunda atividade versa sobre “Reflexão e prospecção da trajetória de carreira em liderança e impacto social transformador”, que proporcionar a oportunidade de refletir e prospectar sua trajetoria.
Os resultados demonstram que o coaching é uma prática que pode trazer muitos benefícios no desenvolvimento da liderança a partir de duas atividades utilizadas no curso. Os principais achados empíricos que corroboram as referências teóricos: a) o valor dos pares no processo social de desenvolvimento da liderança; b) a importância do feedback para novas aprendizagens e para o autodesenvolvimento, reforçando a crença na capacidade de transformação de si e dos outros; c) a importância da conexão com líderes que tornam-se referências, exemplos e estímulo ao desenvolvimento da própria liderança.
Com esta atividade, foi possível corroborar para com o coaching, quando inserido em um ambiente com valores e cultura compatível, apresenta efeitos positivos na performance e nas habilidades e no bem-estar, promovendo atitudes no trabalho e autorregulação dirigida a resultados, não apenas na situação presente, mas também oferecendo recursos de autonomia e autorreflexão que poderão ser acionados em futuras tomadas de decisão em suas vidas pessoais, profissionais ou acadêmicas.