Resumo

Título do Artigo

Utilização de Escalas para Mensuração de Inovação: Identificação de elementos utilizados para mensuração da inovação em micro e pequenas empresas no período entre 1994 e 2016.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Escalas de Mensuração
Micro e Pequenas Empresas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Esdras da Silva Costa
FACULDADE DE MAUÁ - FAMA (FAMA) - Mauá
2 - Aline Crespo dos Reis Neto
FACULDADE DE MAUÁ - FAMA (FAMA) - Mauá

Reumo

A medida em que os estudos voltados a inovação vêm ganhando destaque na academia, torna-se necessária a utilização de ferramentas capazes de mensurar em que grau a inovação se faz presente dentro das organizações. A inovação acontece em um cenário marcado pela complexidade do ambiente, portanto é vista como um processo interativo e complexo (SCHUMPETER, 1964), onde as inovações de produtos e processos se destacam como os principais tipos de inovações.
Este artigo, tem o objetivo de realizar um levantamento acerca das escalas disponíveis para a mensuração de inovação nas organizações, bem como analisar o seu conteúdo e aplicabilidade. Este estudo justifica-se, uma vez que há uma lacuna na academia em relação a disponibilidade de escalas capazes de mensurar a inovação, principalmente em micro e pequenas empresas, além de que existe uma divergência no modo em que as escalas de mensuração de inovação são apresentadas, em termos de conteúdo.
A discussão teórica a seguir apresenta uma breve contextualização sobre a inovação e a sua complexidade, sendo caracterizada pelas tipologias de inovação em produto, processo, organizacional, marketing e sobre o processo de difusão da inovação. O texto apresenta uma breve abordagem quanto aos tipos de inovações e a importância em compreender as suas complexidades e seus respectivos processos, com ênfase para o ambiente empresarial, responsável pela introdução de novas tecnologias e por desenvolver inovações caracterizadas por Schumpeter (1964) como “destruição criadora”.
Quanto aos meios de investigação, trata-se de uma pesquisa documental com base em estudos na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo – ACT, realizada na Plataforma Capes a partir da seleção de artigos relacionados com a criação de escalas e instrumentos para mensurar inovação em pequenas e médias empresas entre os períodos de 1994 a 2016. Foram encontrados um total de 2.569 artigos revisados por pares, tendo como base de busca o termo "inovação" AND (grau OR nível) AND (medida OR instrumento OR escala).
A fim de verificar o conteúdo de cada escala, os artigos localizados na pesquisa foram organizados em ordem cronológica. Posteriormente foram realizadas análises das dimensões propostas por cada escala.
Os resultados deste estudo apontam uma lacuna na academia em termos e disponibilidade de ferramentas para mensuração da inovação em micro e pequenas empresas, portanto sugere a elaboração de uma escala que possa ser utilizada para mensurar, a inovação em pequenas e médias empresas e, principalmente, que se possa aplicar para mensurar a inovação também em micro e pequenas empresas.
BAKAR, Lily Julienti Abu; AHMAD, Hartini. Assessing the relationship between firm resources and product innovation performance: A resource-based view. Business Process Management Journal, v. 16, n. 3, p. 420-435, 2010. CASSIOLATO, José Eduardo; LASTRES, Helena Maria Martins. Sistemas de Inovação: Políticas e perspectivas. Parcerias Estratégicas. n. 08, maio, 2000. DA SILVA NÉTO, Ana Teresa; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Mensuração do grau de inovação de micro e pequenas empresas: estudo em empresas da cadeia têxtil-confecção em Sergipe. RAI Revista de Administração e Inovação, v. 8, n. 3, p. 205-22