Resumo

Título do Artigo

ANALISE DAS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A ABORDAGEM E O MOVIMENTO DA TRIPLE HELIX
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Triple-Helix
Interação universidade-empresa-governo
Análise Bibliométrica

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Marcelo Gonçalves do Amaral
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais
2 - Nathan Ribeiro Messias
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Reumo

A abordagem Triple Helix é uma metáfora para compreensão e análise dos sistemas de inovação. O banco de comunicações científicas sobre TH começou a ser desenvolvido em 2009 como uma das iniciativas relacionadas à organização da VIII Conferência Internacional da TH. O objetivo era conhecer a produção acadêmica das conferências anteriores visando definir os temas relevantes para a chamada de artigos. A ideia era conhecer os temas tradicionais, nos quais autores envolvidos com a temática teriam facilidade de publicar, e combiná-los com temas novos, de interesse dos organizadores da conferência.
O artigo é um trabalho de pesquisa aplicada de cunho exploratório, sendo útil principalmente aos gestores de eventos científicos e pesquisadores que podem encontrar fontes para revisão bibliográfica e lacunas/problemáticas para pesquisa/discussão acadêmica. Seu problema de pesquisa é a evolução do movimento da TH e seu objetivo é apresentar a versão 2018 do banco, o que permite compreender a trajetória do movimento.
O estudo pode ser classificado como bibliométrico, pois os métodos a serem utilizados se baseiam em medições de frequências e organização de rankings. Também engloba aspectos de cienciometria, por lidar com um ramo específico do conhecimento (relações universidade-empresa-governo). Existem aspectos de informetria, pois vai além da documentação científica tradicional (artigos) e aceita outras comunicações como artigos de congressos, palestras, etc.). Por fim, aspectos de webometria surgem pela disseminação de bases na internet. Autores como Otlet (1934) e Vanti (2002) foram utilizados.
O trabalho envolveu uma pesquisa documental para revisão da literatura sobre bibliometria, selecionando técnicas que serão utilizadas no banco; acesso ao banco disponível no blog do THERG-Brazil (triplehelixbrasil.blogspot.com) e aplicação das técnicas selecionadas; e análise dos dados e redação. O banco conta com 2.700 entradas, sendo 643 artigos publicados em periódicos, 1.950 trabalhos publicados em congressos, 44 livros e capítulos de livros, e 27 monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Estas 2.700 publicações foram realizadas por 3.465 autores.
A análise permite fazer algumas considerações: sediar a conferência pode ampliar a presença de um país na rede, mas não há garantia que isso ocorra; com conferências anuais o número de trabalhos publicados diminuiu e o movimento da TH vem se diluindo; a realização das conferências na Ásia diminui a quantidade de artigos publicados, apesar de ser uma estratégia para disseminar a TH; a combinação de temas tradicionais com temas novos parece eficiente; e o movimento nasceu no eixo do Atlântico porém, atualmente, se mostra como sino-russo, com indícios de desgaste da temática no ocidente.
Foi apresentada uma visão das publicações sobre a abordagem da TH a partir de um banco de comunicações científicas. Foi possível analisar os temas mais relevantes dentro da abordagem e permanência na rede dos países que sediaram as conferências internacionais. O banco conta com limitações, como não conseguir abarcar toda a produção sobre o tema, impossibilidade de análises das redes de coautoria ou análise de impacto das publicações em seu formato atual. Por fim, os autores sinalizam a possibilidade de transformar o projeto em uma iniciativa internacional e/ou aberta.
ETZKOWITZ, H. (2008). The Triple Helix: Industry, university, and government in innovation. New York, NY: Routledge. OTLET, P. Traité de documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique. Bruxelles: Editiones Mundaneum, 1934. VANTI, N. A. P. Da Bibliometria à Webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002.