Resumo

Título do Artigo

Ambiente Institucional e Interiorização de Redes de Franquias
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Palavras Chave

Redes de Franquias
Ambiente Institucional
Interiorização

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Renata Tedeschi Delgado
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
2 - Pedro Lucas de Resende Melo
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Programa de Mestrado em Administração
3 - Victor Silva Correa
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Bacelar

Reumo

Nas últimas décadas, as redes de franquias expandiram-se pelas capitais e grandes cidades como uma das principais estratégias de crescimento. No entanto, tal movimento vem se modificando nos últimos anos. Com efeito, fatores relacionados à estagnação do mercado, à elevada concorrência, associados ao mesmo tempo ao aumento do poder aquisitivo da população do interior acabaram por impactar em uma transformação neste processo de expansão. Trata-se do crescimento das unidades franqueadas para o interior do país.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as características do ambiente institucional que estão associadas à seleção de mercados para interiorização, utilizando para isso uma amostra composta de 458 municípios brasileiros, compreendendo populações superiores à 50 mil habitantes, não sendo considerado regiões metropolitanas.
Para melhor entendimento do fenômeno, foram estudados os conceitos de redes de franquias, a expansão geográfica e as características do ambiente institucional referente as dimensões socioeconômicas, geográficas e de recursos humanos que auxiliam no fomento ao empreendedorismo.
A metodologia utilizada foi quantitativa com levantamento de dados secundários e tratamento estatístico de análise fatorial e regressão linear múltipla.
Os resultados apontam que das 3 dimensões analisadas no modelo proposto, 2 se mostraram adequadas, já em relação as 8 variáveis estudadas, 5 apresentaram aderência ao modelo estudado.
Os resultados mostram a atratividade aos mercados do interior devido as instituições formais compreendidas pela dimensão socioeconômica, relevante para identificação de público consumidor e estabelecimento comercial das franquias e; recursos humanos, determinante para o fornecimento de colaboradores às unidades franqueadas.
Amin, 1999; Barringer & Greening, 1998; Bathelt & Gluckler, 2014; Baumol, Litan, & Schramm, 2007; Biggart & Beamish, 2003; Bruton, Ahlstrom & Li, 2010; Cabrera, Soto, & Herrera, (2016) Chung, Chen & Hsieh, 2007; Cordeiro et al, 2017; Faller & Almeida, 2014; Félix & Júnior, 2013; Gillis & Castrogiovanni, 2012; Jackson, 2008; Khoury & Prasad, 2015; Khoury, Cuervo-Cazurra, & Dau, 2014; Melo et al. (2015) Minadeo & Camargos 2009; Moita & Guerra, 2012; North, 1991; Oxenfeldt e Kelly 1969; Silva et al, 2016; Valdez & Richardson, 2013