Resumo

Título do Artigo

Trabalho e Envelhecimento: uma revisão sistemática da produção científica nacional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

envelhecimento
trabalho
revisão sistemática

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Flavia Obara Kai
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Mariane Lemos Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM-UFPR
3 - Camilla Fernandes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
4 - Samantha Frohlich
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
5 - Lara Kessia Martins Avila
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - UFPR

Reumo

O envelhecimento da força de trabalho é uma realidade presente no mundo todo. É possível verificar que este fenômeno atinge diversos países e regiões, pois a população está envelhecendo a uma taxa mais rápida do que nunca na história da humanidade (PHILLIPS; SIU, 2012). A partir disso, tanto o indivíduo quanto as organizações buscam adaptações diante da nova perspectiva pela qual a sociedade está passando e, portanto, acredita-se que existe uma relação direta entre a concepção da velhice na sociedade e o indivíduo que está envelhecendo (SCHENEIDER; IRIGARAY, 2008).
Dessa forma, o objetivo geral deste artigo consiste em revelar o panorama das publicações relacionadas ao envelhecimento e trabalho disponíveis na base de dados nacionais SciELO e Spell no período de 2008 a 2017. Para isso, os objetivos, metodologias, principais conceitos e resultados de pesquisas que tratam o envelhecimento e o trabalho foram analisados por meio da revisão sistemática da literatura.
O processo de envelhecimento difere de pessoa para pessoa, sendo um processo biopsicossocial o qual apresenta singularidades no corpo, consequências psicológicas, e na dimensão existencial envolve a relação do homem com o mundo, com o trabalho e com as organizações (MONTEIRO, 2005). A compreensão do trabalho em si, acaba sendo influenciada por esse contexto e por todas as mudanças que ocorrem no ambiente organizacional (MARRA et al., 2013). Por isso, a rapidez do processo de envelhecimento da população, acaba sendo um desafio (FRANÇA et al., 2017).
A partir dos 34 artigos analisados, é possível concluir que o tema vem sendo debatido na área, porém de forma inconstante. Além disso, foi possível identificar que o interesse sobre o tema “envelhecimento e trabalho” é diversificado e o tema se relaciona com diferentes aspectos como: o significado do envelhecimento no trabalho, a educação como estratégia de promoção do desenvolvimento na fase do envelhecer, a questão da aposentadoria, os estereótipos e preconceitos da idade, entre outros. As áreas de Psicologia, Administração, Gerontologia e Saúde Coletiva são as que mais abordam o tema.
Nota-se uma preocupação dos artigos com a elaboração de políticas públicas e consciência de empregadores, familiares e colegas de profissão para que a sociedade viva o processo de envelhecimento no trabalho de forma saudável e produtiva. Sobre os procedimentos metodológicos, a maioria utiliza uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas.Por fim, é importante destacar que os resultados do presente estudo contribuem para a construção do conhecimento na produção científica sobre o tema, já que a revisão sistemática fornece um panorama do que está sendo estudado sobre o assunto no país.
PHILLIPS,D.R.;SIU,O.Global aging and aging workers. In:J.W.HEDGE;W.C.BORMAN(Eds.).The Oxford Handbook of Work and Aging.NY:Oxford University Press,p.11-32,2012 SCHNEIDER, R.H.; IRIGARAY, T.Q.O envelhecimento na atualidade:aspectos cronológicos,biológicos,psicológicos e sociais.Estudos Psic.,v.25,n.4, p.137-149,2008 MONTEIRO, P.P.Envelhecer:histórias,encontros,transformações.Belo Horizonte:Autêntica,2005 MARRA, A.V et al.Significado do trabalho e envelhecimento.RAD,v.15,n.2, p.103-128,2013 FRANÇA,L.H.F.P et al.Ageismo no contexto organizacional:a percepção de trabalhadores brasileiros.Rev.Br.Ge