Resumo

Título do Artigo

HABILIDADES E ATITUDES PARA USO DA INTERNET: estudo com adolescentes e jovens adultos
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Palavras Chave

Uso da Internet
Atitudes em relação à Internet
Habilidades de uso da Internet

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Flavio Perazzo Barbosa Mota
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Gestão Pública
2 - Ivo Cilento
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus Joao Pessoa
3 - Valdiney Nogueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - I
4 - Thalysson Rolim de sousa
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Reumo

A Internet pode ser considerada um dos meios mais importantes de comunicação e obtenção de informação na sociedade. O acesso a essa tecnologia tem crescido anualmente. Parece lógico que as oportunidades presentes nesse ambiente devem ser aproveitadas por organizações e indivíduos. Apesar disso, há uma aparente miopia no entendimento sobre o foco dos estudos sobre o uso dessa tecnologia. Identificar habilidades, atitudes e suas implicações para as atividades realizadas não é tão direto quanto medir se elas têm ou não acesso. Afinal, habilidades e atitudes não são conceitos triviais.
Em que medida habilidades e atitudes influenciam atividades de uso da Internet? Poucos estudos focam o potencial relacionamento entre habilidades e atitudes. O presente estudo tenta suprir essa lacuna ao relacionar os dois fatores ao uso da Internet e adaptando escalas validadas no contexto internacional. O propósito deste estudo é verificar o relacionamento entre habilidades, atitudes e tipos de uso da Internet.
Esse estudo fundamenta-se em trabalhos anteriores que buscaram cumprir o desafio de definir os constructos ‘habilidades de uso’ e ‘atitudes’ em relação a Internet. Do lado das habilidades, foram consideradas a vertente unidimensional de Hargittai e Hsieh (2012) e van Deursen e van Dijk (2011), que apresentam quatro dimensões sequenciais que segmentam o nível de competências necessárias para utilização da Internet. Em relação ao construto atitudes, utilizou-se escala com base nos estudos de Tsai, Lin e Tsai (2001), Zhang (2007) e Morse et al. (2011).
Trata-se de pesquisa empírica e quantitativa com estudantes secundaristas e universitários em João Pessoa/PB. Para obter medidas de habilidades, atitudes e uso da internet foram utilizadas escalas de mensuração. As escalas foram validadas com especialistas. Os dados foram coletados por meio de questionários. A análise dos dados consistiu de procedimentos exploratórios (verificação de vícios de resposta, dados perdidos e observações atípicas); analise fatorial com verificação de consistência psicométrica das escalas e análise de regressão múltipla para estudo do relacionamento das variáveis.
Foram obtidos 237 questionários válidos após análise exploratória. A análise psicométrica das escalas resultou na definição de três dimensões para o construto atitudes e validou as dimensões de escalas existentes para habilidades de uso da internet. O trabalho selecionou as variáveis significativas para explicar os tipos de atividades de uso e resultou em um modelo bem ajustado em termos de estatística F, explicando 44,65% da variação total da variável dependente. Habilidades (excetuando a dimensão informacional) e atitudes influenciaram positivamente os tipos de uso da Internet.
Esse trabalho indica a necessidade de explorar o entendimento do uso da Internet considerando o relacionamento intricado entre habilidades e atitudes, que representaram fatores de maior relevância para rejeição do uso dessa tecnologia, não tendo sido abordados conjuntamente na literatura. Reforça-se a necessidade de avançar no estudo sobre motivações, habilidades ou mesmo preferências socioculturais dos usuários de Internet. Afinal, fatores dessa ordem representam um desafio muito mais complexo do ponto de vista de sua solução para políticas públicas de inclusão ou redução da exclusão digital.
MORSE, B. J. et al. The development of a general Internet attitudes scale. Computers in Human Behavior, v. 27, n. 1, p. 480–489, 2011. HARGITTAI, E.; HSIEH, Y. P. Succinct Survey Measures of Web-Use Skills. Social Science Computer Review, v. 30, n. 1, p. 95–107, 2012. VAN DEURSEN, A.; VAN DIJK, J. Internet skills and the digital divide. New Media & Society, v. 13, n. 6, p. 893–911, 2011. ZHANG, Y. Development and validation of an internet use attitude scale. Computers & Education, v. 49, n. 2, p. 243–253, 2007.