Resumo

Título do Artigo

FATORES DETERMINANTES DO DESEMPENHO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS DO SUDESTE BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação
Ideb
Desempenho

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Juliana Maria de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Viçosa
2 - Débora Gonzaga Martin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
3 - Marco Aurélio Marques Ferreira
-
4 - Evandro Rodrigues de Faria
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração

Reumo

A educação é imprescindível para a formação do ser humano, possibilitando seu aperfeiçoamento em múltiplas dimensões e propiciando o seu desenvolvimento interpessoal e ético. Além disso, um ensino de qualidade também possibilita a transformação do meio onde se encontra o indivíduo, beneficiando o desenvolvimento econômico regional.
Este estudo visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais fatores exercem influência sobre o desempenho educacional dos alunos? Para isso buscou-se a identificação de fatores socioeconômicos, demográficos, orçamentários e de gestão que exercem influência no desempenho dos alunos tomando-se como referência o sudeste brasileiro.
A educação é tema de destaque em pesquisas de diferentes áreas do conhecimento humano, como Economia, Educação e Administração Pública. Vários autores dedicaram-se à compreensão de fatores determinantes do desempenho educacional. Bernardo et al. (2015) analisaram a influência de fatores orçamentários e a qualidade da educação, concluindo que a quantidade de recursos não é suficiente para o bom desempenho. Além disso, Soligo (2013) analisou a influência de variáveis socioeconômicas e o desempenho educacional, concluindo que municípios mais pobres possuem um desempenho médio inferior.
Foram coletados dados referentes à 1542 municípios do sudeste brasileiro. Como variável dependente foi utilizada nota média no Ideb, e como variáveis independentes foram utilizadas variáveis orçamentárias, socioeconômicas, demográficas e de gestão. O tratamento dos dados foi realizado através da análise descritiva e da regressão linear múltipla stepwise.
As variáveis socioeconômicas mostraram-se relacionadas positivamente ao desempenho, corroborando a expectativa teórica. As variáveis taxa de população rural e taxa de alunos de escolas particulares apresentaram resultado contrário ao esperado, indicando que o aumento dos alunos da rede particular tem relação negativa com o desempenho, enquanto o aumento na taxa de população rural acarreta um aumento no desempenho dos alunos. Os recursos do Fundeb per capita apresentaram relação positiva com o desempenho dos alunos, confirmando a importância dos investimentos financeiros na área.
Percebe-se a importância das políticas públicas que tenham por objetivo minimizar as desigualdades sociais, aumentando a renda da população e minimizando as desigualdades existentes. Além disso, o investimento financeiro no setor educacional também é importante para que as escolas tenham melhor infraestrutura e possam oferecer um ensino de melhor qualidade aos alunos. Acredita-se, no entanto, que ainda há fatores que podem exercer influência sobre o desempenho dos alunos e que podem ser foco de novos estudos.
BERNARDO, Joyce Santana et al. A Influência dos Recursos Aplicados na Educação dos Níveis Fundamental e Médio nos Municípios da Zona da Mata, Mesorregião Mineira. In: VI Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont 2015, Rio de Janeiro/RJ, p. 1–15 ,out. 2015 SOLIGO, Valdecir. Qualidade da educação: relações entre características de contexto e os resultados das avaliações em larga escala nos municípios de pequeno porte da região sul do Brasil. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, 2013. 215 p.