Resumo

Título do Artigo

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO: Proposta para garantir um mínimo de transparência das contas públicas e instrumentalização do controle social
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estrutura de Notas Explicativas
Disclosure
Transparência

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Márcio Hipólito de Abreu
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG) - Campus Juiz de Fora
2 - JOAO EUDES BEZERRA FILHO
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - VITÓRIA - ES
3 - Thiago de Souza Melo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG) - Juiz de Fora
4 - Leandro Eduardo Vieira Barros
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG) - São João del-Rei
5 - João Paulo Albuquerque Kalil
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. - Campus Santos Dumont

Reumo

No Brasil, para garantir que as entradas de recursos e, principalmente, os gastos sejam entregues aos cofres públicos para serem consumidos nas necessidades reais da sociedade pode-se utilizado um efetivo sistema de demonstrações contábeis. As notas explicativas são partes integrantes das demonstrações contábeis, são fundamentais para a divulgação mais ampla da gestão econômico-financeira do patrimônio público, alinhados à possibilidade de maior compreensibilidade e transparência das contas, porém, nas entidades é comum a ausência dessas notas explicativas ou quando existem são incipientes.
O problema de pesquisa foi: como desenvolver uma estrutura mínima de notas explicativas às Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP), a partir das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor público (NBC T SP), do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e da literatura? O objetivo geral foi desenvolver uma estrutura de notas explicativas que contribua para a compreensibilidade, transparência e accountability das contas públicas, de forma a instrumentalizar o controle social.
A utilidade da informação contábil está associada, dentre outros aspectos, à sua compreensão pelos usuários, em que se compreende de forma imediata o que está sendo comunicado. (Barton, 2011). A compreensibilidade das informações apresentadas aos usuários das demonstrações contábeis, é uma característica inerente ao processo de evidenciação que não pode ser negligenciada. (Platt Neto, Cruz, Ensslin & Ensslin, 2007). Assim, as notas explicativas permitem esclarecer dúvidas levantadas pelo usuário, especialmente o cidadão, o usuário primário das DCASP. (Dalmácio & Paulo, 2004, CFC, 2016).
O procedimento adotado para a coleta dos dados foi através da pesquisa bibliográfica e documental. Adotando os seguintes passos: Para análise do nível de convergência, a partir das DCASP publicadas, foi elaborado um check-list, adaptado de Braga (2015),para aplicação nos estados e suas capitais; Pesquisa das notas explicativas evidenciadas pelos estados brasileiros, incluindo-se nessa amostra o Distrito Federal e as respectivas capitais no exercício de 2015;Elaboração de uma proposta de estrutura mínima de notas explicativas, e utilização de um grupo focal para validar a estrutura desenvolvida
Os índices de aderências as notas explicativas podem ser considerados baixos, visto o princípio da publicidade a que está submetida a Administração Pública e a obrigatoriedade de apresentação de notas explicativas às DCASP. Frete ao baixo nível de aderência, foi elaborada uma estrutura de notas explicativas foram consideradas a apresentação visual, formatação, padronização e linguagem utilizada nas notas, que podem contribuir para melhorar o nível de evidenciação, aumentar a compreensibilidade dos demonstrativos e contribuir para maior transparência das contas públicas.
Pode-se observar que 56% das capitais e 30% dos estados brasileiros não apresentaram notas explicativas às DCASP, em suas prestações de contas, e mesmo naqueles entes que apresentaram, verificou-se evidenciação de informações incipientes, com baixa aderência às normas e ao que é recomendado pela literatura. Ao final, tem-se em mãos um modelo estruturado para apresentação de notas explicativas às demonstrações contábeis que atende à literatura, às NBC T SPs e ao MCASP. Além das limitações da pesquisa e sugestão para futuros trabalhos.
Bezerra Filho, J. E. (2015). Contabilidade Aplicada ao Setor Público, São Paulo: Atlas, 2015 Borges, C. D., & Santos, M. A. (2005). Aplicações da técnica do grupo focal: fundamentos metodológicos, potencialidades e limites. Revista da SPAGESP – Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo. V. 6, n°1, p. 74-80, jan./jun. Hewaidy, A. M. (2007). Readability of financial statement footnotes of Kuwaiti Corporations. European Journal of Economics, Finance and Administrative Sciences. Victoria, v. 8, p. 18-28, out Iudícibus, S. (2000). Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas