Resumo

Título do Artigo

MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
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Palavras Chave

mensuração e avaliação
comunicação organizacional
Universidade Federal do Ceará

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - MARCOS ROBERIO SANTO SOUSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
2 - Sueli Maria de Araújo Cavalcante
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC

Reumo

Mensurar e avaliar produtos, processos e ações de comunicação constituem um desafio aparentemente ainda longe de ser alcançado pelas organizações contemporâneas. Muitas delas, aliás, justamente pelas dificuldades que se apresentam nesse sentido, optam por não se debruçar sobre o tema, acarretando problemas crônicos bem conhecidos pelos profissionais que integram as assessorias de comunicação de instituições públicas e privadas. Porém, apesar das limitações, é cada vez mais exigido que os profissionais de comunicação sejam capazes de apresentar os resultados do trabalho que desempenham.
A comunicação institucional de uma instituição federal de ensino superior, no caso, a Universidade Federal do Ceará.
Entendemos que as universidades, como organizações contemporâneas de grande porte, complexidade e papel estratégico, são fundamentais na discussão sobre mensuração e avaliação em comunicação. Por isso, nossa pesquisa parte da seguinte pergunta-problema: como são mensurados e avaliados os produtos, processos e ações de comunicação institucional na Universidade Federal do Ceará? O objetivo é mostrar como são mensurados e avaliados esses pontos, identificar quais são os indicadores utilizados, a periodicidade das avaliações e o que está previsto no planejamento referente a este tema.
Realização de estudo de caso, com utilização das técnicas de análise documental e observação participante. Dessa forma, foram analisados os principais documentos institucionais que oferecem elementos para a investigação pretendida (planos institucionais, planos setoriais e relatórios de atividades), e observado o contexto em que a problemática está inserida na organização.
Pode-se constatar que a mensuração e a avaliação em comunicação organizacional constituem algo ainda incipiente na Universidade Federal do Ceará. Ainda não há parâmetros claros e objetivos bem definidos nesse sentido. Produtos, processos e ações de comunicação são, em suma, mensurados e avaliados com base em indicadores básicos, voltados essencialmente à quantificação ou contagem do que é produzido, com vistas a atender às demandas relatoriais ou de planejamento vindas das instâncias superiores da instituição e posteriormente encaminhadas aos órgãos de controle.
A contribuição da pesquisa ora apresentada consiste em mostrar o estágio no qual está a prática de mensuração e avaliação em comunicação em uma instituição federal de ensino superior. Enfatizamos as principais dificuldades relativas ao problema, o contexto no qual tal problemática está situada e pontos que podem mostrar possíveis caminhos para o tema, tanto no dia a dia das organizações como na necessária ampliação das discussões e reflexões acadêmicas.