Resumo

Título do Artigo

Desfilando nos pés das celebridades internacionais – A internacionalização da marca Schutz e as inovações no modelo de negócios do grupo Arezzo & Co.

Palavras Chave

Internacionalização
Inovação
Modelo de Negócios

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Moema Pereira Nunes
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Curso de Administração de Empresas
2 - Eduarda Bacarin Pereira Köche
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Novo hamburgo

Reumo

Este caso de ensino descreve a trajetória de internacionalização da Schutz, uma marca de calçados femininos do Grupo Arezzo & Co. Este processo é peculiar dentro do contexto da internacionalização de calcados brasileiros por dois aspectos. O primeiro é o desenvolvimento e posicionamento da marca dentro do próprio contexto da corporação. O segundo envolve a adoção do modo de entrada greenfield com o estabelecimento de duas flagships stores nos Estados Unidos da América, representando assim uma operação wholesale.
O caso se propõe a atender os seguintes objetivos de estudo: a) Proporcionar a compreensão de processo de criação e internacionalização da marca Schutz; b) Compreender o modo de entrada utilizado pela Schutz e seu impacto no grupo Arezzo & Co.; e, c) Revelar como o processo de internalização afeta o modelo de negócio do grupo Arezzo & Co.
Dados primários e secundários foram utilizados para o desenvolvimento deste caso de ensino. Os dados primários foram obtidos através de entrevista semiestruturada com gestores da organização, realizada durante o segundo semestre de 2017. Os dados secundários foram obtidos a partir de informações institucionais disponibilizadas no site corporativo do grupo Arezzo & Co, em especial relatórios voltados para os acionistas da empresa, e em publicações nas quais constassem entrevistas com os gestores da empresa.
Este caso de ensino foi desenvolvido tendo em vista a sua aplicação em disciplinas de negócios internacionais, que envolvam tanto o tema estratégias de internacionalização como marketing internacional. O contexto do caso pode ser associado com os conteúdos de modos de entrada internacional e posicionamento de marca. Além disso, o caso de ensino é indicado para o estudo do tema inovações em modelos de negócio dentro de disciplinas da área de inovação nos cursos de administração de empresas e áreas relacionadas.
CALIXTO, C. V.; FLEURY, M. T. L. Business model: Desvendando o constructo. Internext – Regista Eletrônica de Negócios Internacionais, v. 10, n. 2, p. 18-30, mai./ago. 2015. CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G. A.; RIESENBERGER, J. R. Negócios internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. Pearson Education. 544 p. ZOTT, C.; AMIT, R. The business model: A theoretically anchored robust construct for strategic analysis. Strategic Organization, v. 11, n. 4, p. 403-411, 2013. ZOTT, C.; AMIT, R.; MASSA, L. The Business Model: Recent Developments and Future Research. Journal of Management, v. 37, n. 4