Resumo

Título do Artigo

FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS POR MEIO DO PROGRAMA BOLSA-ESTÁGIO: um estudo com estudantes do curso de Administração do Campus III da Universidade Federal da Paraíba
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração
Competência Profissional
Estágio

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Wyliana Freire Cavalcante
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CAMPUS III
2 - Francivaldo dos Santos Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCHSA

Reumo

A competência é um tema bastante discutido nos campos organizacional e acadêmico, e tem provocado mudanças na atuação das universidades para a formação das competências profissionais de seus estudantes, que são exploradas por meio da experiência no estágio, permitindo ao aluno desenvolver suas competências profissionais a partir dessa vivência prática, para o alinhamento de teoria e prática.
A presente pesquisa buscou responder a seguinte questão: Quais as competências profissionais desenvolvidas com a experiência dos estudantes de Administração do Campus III da UFPB no Programa Bolsa-Estágio? Com o objetivo de “Analisar as competências profissionais desenvolvidas com a experiência dos estudantes do curso de Administração do Campus III da UFPB no programa Bolsa-Estágio”.
A competência profissional envolve o aspecto da ação. Nesta perspectiva, o desenvolvimento de competências profissionais ocorre de modo processual e inicia-se a partir da formação do indivíduo, sendo compreendida pela associação de conhecimentos e saberes, que o sujeito adquire com suas relações sociais, sendo sua a responsabilidade de conduzir sua própria carreira. Neste sentido, o estágio é um mecanismo que promove o desenvolvimento dessas competências, que permite o alinhamento da teoria e prática.
A presente pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, com o método descritivo, estudo de caso e pesquisa documental. Para levantamento dos dados, ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com o uso de roteiro de entrevista baseado no modelo de Paiva (2007), e para tratamento dos dados utilizou a técnica de análise de conteúdo, com a codificação, agrupamento e direcionamento dos discursos, para interpretação dos resultados.
Analisando os resultados conforme os discursos, foi possível constatar que os estudantes adquiriram conhecimentos específicos do setor de estágio, desenvolveram habilidades técnicas, e o relacionamento interpessoal contribuiu de forma expressiva na atuação no estágio. Os estudantes não identificaram muitos momentos em que associaram a teoria à prática na execução das atividades, porém percebem a contribuição do estágio na formação de sua postura profissional.
Este estudo conseguiu alcançar seu objetivo de analisar as competências profissionais desenvolvidas com a experiência de estágio. Nesse sentido, foi possível identificar que as competências mais desenvolvidas foram as competências comportamental/pessoal, cognitiva e funcional, e percebe-se a influência da comportamental nas demais competências. Destaca-se a contribuição do estágio na formação das competências profissionais desses estagiários, a pouca reflexão dos estudantes acerca da teoria e prática durante essa experiência.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A Construindo o conceito de competência. RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 5, p. 183-196, Ed. Especial, 2001. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.; PAIVA, K. C. M. Gestão de Competências e a Profissão Docente: um estudo em universidades no Estado de Minas Gerais. Tese de Doutoramento em Administração, UFMG, 2007.; ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2005.