Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE: PERFIL E POTENCIAL EMPREENDEDOR DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo
Contabilidade
Educação Empreendedora

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Jéssica dos Santos Crestani
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
2 - Carolina Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade
3 - Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade

Reumo

O ensino do empreendedorismo no Brasil tem proporcionado novos desafios às Instituições de Ensino Superiores (IES) e aos atores envolvidos no processo de ensino (SEBRAE; ENDEAVOR, 2016). Logo, compreender o impacto dos programas de graduação existentes pode tanto ajudar a entender mais sobre o que tem sido alcançado pelas IES, quanto colaborar na criação de novos programas ou melhorias para os já existentes. Em relação ao curso de Ciências Contábeis a literatura aponta que é preciso incluir o ensino do empreendedorismo, possibilitando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
Neste estudo temos a seguinte questão de pesquisa: Qual o potencial e o perfil empreendedor dos estudantes do curso de Ciências Contábeis? Para respondê-la, este estudo tem por objetivo identificar o potencial e o perfil empreendedor dos estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal da região Sul do Brasil. Como objetivos específicos, buscamos verificar as intenções e aspirações empreendedoras dos estudantes, assim como identificar como os alunos percebem as ações realizadas pela universidade sobre educação empreendedora.
Henrique e Cunha (2008) verificaram que as IES brasileiras já estão implantando na grade curricular dos cursos, disciplinas relacionadas ao empreendedorismo. No que tange ao ensino do empreendedorismo nos cursos de Ciências Contábeis Reyad, Badawi e Hamdan (2018) dissertam sobre a necessidade da mudança dos métodos tradicionais usados na educação contábil, considerando a utilização de novos métodos que permitam ensinar aos estudantes de contabilidade importantes habilidades empreendedoras.
Para alcançar os objetivos da pesquisa foi utilizada uma Abordagem Quantitativa. Quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva a qual visa descrever as características de determinada amostra Quanto aos procedimentos, utilizou-se uma survey, e como instrumento de coleta de dados da pesquisa foi utilizado um questionário semi-estruturado adaptado das pesquisas “Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras” realizadas pela ENDEAVOR nos anos de 2012, 2014 e aplicado as alunos de Ciências Contábeis da UFRGS nos anos de 2016 e 2018.
Dentre os resultados, observou-se que os respondentes do gênero masculino demonstram maiores intenções empreendedoras, e que o grupo que demonstrou maior intenção de empreender possui maior nível de confiança em gerir e resolver os problemas de um negócio. Ainda de que maneira fraca, observou-se em 2018 um maior interesse dos participantes sobre a temática de empreendimento, uma vez que, aqueles que cursaram uma ou mais disciplinas que abordam o tema, também buscaram participar de cursos extracurriculares e conhecem mais as iniciativas da Universidade.
Através da pesquisa foi possível inferir que os alunos do curso podem ou não ser potenciais empreendedores, sendo que uma parcela ainda não tem a intenção de abrir uma empresa no futuro. Dos alunos respondentes, poucos possuem um negócio, sendo que a maioria dos negócios são Microempresas. Em relação às intenções empreendedoras os alunos não têm o costume de ler ou pesquisar sobre as possibilidades para abertura de uma empresa. Poucos têm planos para iniciar um negócio no futuro e mesmo aqueles que têm não estão economizando dinheiro para a abertura de um negócio.
EMPREENDEDORISMO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS – Relatório Executivo. ENDEAVOR -2012. HENRIQUE, Daniel Cristian; CUNHA, Sieglinde Kindl. Práticas Didático-pedagógicas no Ensino de Empreendedorismo em Cursos de Graduação e Pós-graduação Nacionais e Internacionais. RAM - Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 5, p. 112-136, 2008. REYAD, Sameh.; BADAWI, Sherine.; HAMDAN, Allam. Entrepreneurship and Accouting student’s career in the Arab Region: Conceptual perspective. The Journal of Developing Areas, Tenessee, v. 52, n.4, p. 283-288, 2018.