Resumo

Título do Artigo

SENTIDO DO TRABALHO DOS VOLUNTÁRIOS DE UMA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sentido do Trabalho
Dimensões do sentido do trabalho
Voluntariado

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - FRANCISCO WEDNEY SOUSA VIEIRA PINTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

As transformações no mundo organizacional, decorrente do surgimento de novas tecnologias e novas estruturas de força de trabalho, contribuiu para as mudanças nas concepções em torno do sentido do trabalho. Concomitantemente a essas tendências, houve uma expansão das organizações do Terceiro Setor, e isto favoreceu o aumento e a reestruturação do voluntariado, o que levou a necessidade em compreender o que motiva os voluntários no desempenho de atividades sem remuneração.
Diante da relevância do sentido do trabalho e o voluntariado, surge o seguinte questionamento: Qual o sentido de as pessoas realizarem trabalhos em que o lucro, o pagamento e o interesse financeiro simplesmente não existem? Destarte esta pesquisa tem como objetivo geral identificar o sentido do trabalho voluntário na visão de voluntários de uma associação internacional. Os objetivos específicos estão segmentados nas três dimensões do sentido do trabalho: dimensão individual, organizacional e social.
O significado do trabalho é um construto psicológico multidimensional e dinâmico (TOLFO; PICCININI, 2007), que pode ser compreendido por meio de três dimensões: dimensão individual, organizacional e social (OLIVEIRA et al., 2004). O alinhamento entre as três dimensões do sentido do trabalho e o voluntariado é essencial para compreender a motivação dos voluntários nas organizações, visto que a temporalidade e a descontinuidade no trabalho voluntário são preocupações organizacionais frequentes (SILVA, 2004).
Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva, com dados coletados por meio de uma pesquisa de campo com onze voluntários, integrantes de uma associação internacional. Por meio de entrevistas semiestruturadas. adotou-se o modelo de dimensões do sentido do trabalho proposto por Oliveira et al (2004), descrito em três dimensões: dimensão individual, organizacional e social. Para tratamento dos dados, utilizou-se o método da análise de conteúdo, com apoio do software ATLAS.ti.
Os resultados apontaram que o sentido do trabalho dos voluntários da associação envolve três dimensões (individual e organizacional e social). Na dimensão individual, o trabalho está alinhado com os valores morais da pessoa, prazer, valorização, desenvolvimento e crescimento, conhecimento e clareza do objetivo organizacional. Na dimensão organizacional, os voluntários encontram sustentáculo no ambiente de trabalho, fortificando suas relações. Na dimensão social houve incompatibilidade entre as ações dos voluntários e a visão da sociedade.
O estudo contribuiu para difundir o sentido do trabalho voluntário, pois, dentre os modelos de trabalho, o voluntariado não tem força em pesquisa no Brasil. Não foram encontradas grandes disparidades dentro de cada dimensão. As divergências mais significativas ocorreram na dimensão social, que revelaram certa incompatibilidade das ações dos voluntários e a percepção da sociedade. Mas essa é uma questão que pode ser desenvolvida nos próximos anos, visto a crescente expansão do voluntariado.
OLIVEIRA, S. R. et al. Os Sentidos do Trabalho para os Dentistas Filiados à UNIODONTO. Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2004. TOLFO, S. R.; PICCININI, V. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, v. 19, p. 38-46, 2007. SILVA, J. O. Novo voluntariado social: Motivações. Porto Alegre: Decasa, 2004.