Resumo

Título do Artigo

A EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: Uma análise a partir da bibliometria
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Palavras Chave

Educação empreendedora
bibliometria
Empreendedorismo

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Eduardo Pinto Vilas Boas
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO STRONG - Santo André
2 - Fernando Nascimento
Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae-SP - UCE

Reumo

O crescimento da Educação Empreendedora na prática levou ao crescimento das pesquisas e publicações sobre o tema (Fayolle 2013), especialmente de autores da área de empreendedorismo, mas também da área de educação. Essa proliferação de publicações demonstra a importância do tema como área de estudo, mas também aponta caminhos variados para seu desenvolvimento (Fayolle, 2013). Diante do exposto, entende-se que é necessário entender as bases que compõem as pesquisas sobre Educação Empreendedora, para poder identificar lacunas e possibilidades de evolução desta área de conhecimento.
Coloca-se a questão: Qual é o estágio atual das pesquisas sobre Educação Empreendedora e de que maneira elas se estruturam do ponto de vista intelectual e conceitual? O artigo tem por objetivo compreender as estruturas intelectual e conceitual da pesquisa sobre Educação Empreendedora. Por estrutura intelectual entendem-se as análises relacionadas aos autores, periódicos e documentos, obtida a partir de redes e análises de cocitação, acoplamento e de colaboração. Já a estrutura conceitual advém de análises sobre termos, conceitos e palavras-chave da produção bibliográfica em questão.
A Educação Empreendedora ganhou relevância na última década (Fayolle 2013; Kuratko 2005; Neck and Greene 2011; Lackeus, 2015; Blenker, Elmholdt, Frederiksen, Korsgaard and Wagner, 2014). Este artigo se diferencia de Arruda, Burchat e Dutra (2016), pois estes não se aprofundaram com um estudo bibliométrico. Se diferencia de Fayolle (2013) também pela utilização de análises bibliométricas para conseguir fazer uma análise mais profunda do tema. E se diferencia de Kakouris e Georgiadis (2016) porque tem foco apenas no termo “Entrepreneurship education"
A análise dos autores demonstrou que os que mais publicam são europeus e do campo de empreendedorismo. Em contraste, as revistas com maior quantidade de publicações são da área de educação. Com relação aos artigos mais citados, merece destaque o fato de dois deles buscarem compreender a intenção empreendedora, ou seja, o resultado esperado da educação. A rede de palavras-chave mostrou a existência de dois grupos distintos, um de educação e outro de empreendedorismo e a rede de co-citações mostrou a existência de quatro grupos de artigos.
Identificou-se que há dois grupos distintos de artigos, os da área de educação e os da área de empreendedorismo. Os autores que mais publicam são da área de empreendedorismo, enquanto os periódicos são da educação. É preciso existir mais diálogo entre as duas áreas e mais contribuição da área de educação. Também foi possível compreender que em alguns artigos a Educação Empreendedora é o meio para se atingir algum objetivo (em geral intenção empreendedora) e em outros ela é o fim.
Arruda, C.; Burchart, A. & Dutra, M. (2016) Sebrae – Estudos Teóricos Referenciais sobre Educação Empreendedora, Relatório da Pesquisa Bibliográfica sobre Empreendedorismo e Educação Empreendedora. Disponível em http://cer.sebrae.com.br/wp-content/uploads/2015/12/EE-0115-16_Pesquisa-FDC-FINAL.pdf. Fayolle, A. (2013) Personal views on the future of entrepreneurship education. Entrepreneurship & Regional Development, 2013. Kakouris, A., & Georgiadis, P. (2016). Analysing entrepreneurship education: a bibliometric survey pattern. Journal of global entrepreneurship research, 6(1), 6.