Resumo

Título do Artigo

FATORES PARA DIFUSÃO DE VEÍCULOS AUTÔNOMOS E DA MOBILIDADE TERRESTRE: UMA REVISÃO DA LITERATURA
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Palavras Chave

Difusão de Tecnologia
Veículos Autônomos
Mobilidade Terrestre

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - João Paulo Nascimento da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Kelly Carvalho Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Cledison Carlos de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Joel Yutaka Sugano
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A tecnologia aplicada na concepção dos Veículos Autônomos e Mobilidade Terrestre (VAMT) tende a uma reconstrução do padrão de mercado existente. Essas possiblidades terão impactos no sistema de transporte, na mobilidade como um todo e na sociedade. Diante deste cenário é possível questionar quanto ao processo de adoção dos VAMT, conforme modelo de adoção proposto por Rogers (1995), onde o modelo busca compreender as forças que permeia a adoção de tecnologia.
De forma a entender sobre a adoção de tecnologia e os fatores que predizem a decisão das pessoas em adotar uma tecnologia. Este ensaio objetiva evidenciar a relação entre o campo de pesquisa para adoção de tecnologias dos VAMT na literatura internacional e conhecer como a literatura trata a difusão da tecnologia para os usuários de VAMT, posteriormente mapear o direcionamento da literatura sobre difusão dos VA e da MT e compreender e aplicar o Modelo de Difusão da Inovação na literatura encontrada.
Os veículos autônomos são veículos que não exigem nenhum tipo de controle do condutor e podem ser considerados uma mudança destrutiva ao atual modelo de negócios de transporte, visto que a indústria automotiva passa por mudanças radicais em busca de se posicionar corretamente ao novo modelo (Attias & Mira-Bonnardel, 2016). Enoch (2015) apresenta um modelo de adoção saindo do modelo tradicional até a chegada da tecnologia dos veículos autônomos. Rogers (1995) apresenta o modelo da difusão da inovação que aponta as características das inovações que afetam sua taxa de difusão e adoção no mercado.
As revisões de literatura são importantes, pois ajudam a encontrar literatura relevante, concentrações de pesquisas e lacunas. A veículos autônomos e a mobilidade terrestre ainda é pouco explorada, não sendo o foco de nenhum dos artigos encontrados. É possível verificar a Vantagem relativa pode ser vista como um dos melhores preditores da taxa de adoção de uma inovação e, aspectos de segurança, custos, facilidades, estilo de vida, etc., podem ser um catalizador para impulsão dos veículos autônomos, graças a mudança de paradigma de qualidade de vida dos usuários.
Este artigo visava entender e aprofundar sobre a literatura em relação a adoção de tecnologia e os fatores que predizem a decisão de adoção para os VAMT. Foi possível compreender que, mesmo não tendo ainda uma literatura específica sobre a difusão da tecnologia dos VAMT, há características que podem ser determinantes para adoção desta tecnologia e que podem ser melhor aprofundadas em estudos futuros
Fagnant, D. J., & Kockelman, K. M. (2014). The travel and environmental implications of shared autonomous vehicles, using agent-based model scenarios. Transportation Research C: Emerging Technologies, 40, 1 e 13. Wadud, Z. (2017). Fully automated vehicles: A cost of ownership analysis to inform early adoption. Transportation Research Part a-Policy and Practice 101: 163-176. Rogers, E.M. (1995). Diffusion of innovations. 4th ed., New York: Free Press.