Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ABORDAGEM DOS ESTUDOS BASEADOS EM PRÁTICA: REVISÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Aprendizagem na perspectiva sociológica
Estudos baseados em prática.
Revisão sistemática.

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Daniela Giareta Durante
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Fabiana Regina Veloso
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Unioeste
3 - Diego de Queiroz Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC)

Reumo

A discussão sobre aprendizagem nas organizações é recorrente no campo dos estudos organizacionais. O tema já foi explorado por meio de diversas abordagens ontológicas e epistemológicas mas se desenvolveu pautada na visão essencialmente utilitarista, apresentando lacunas no tocante a contribuições de outras áreas como Sociologia. Por isso, se visualiza o potencial dos Estudos Baseados em Práticas (EBP), que têm o viés sociológico e o espaço social como lócus para os processos de aprendizagem e a geração de conhecimento, utilizando as práticas para compreender os fenômenos organizacionais.
Questão orientadora da pesquisa: como se caracteriza a produção científica sobre aprendizagem organizacional, na abordagem dos estudos baseados em prática? O objetivo principal é revisar a produção científica sobre aprendizagem organizacional que utilizou a abordagem dos estudos baseados em prática. Os objetivos específicos são: (i) verificar a evolução da produção científica sobre o tema; (ii) identificar o perfil de autoria e cooperações entre autores; (iii) verificar as características metodológicas das produções; e (iv) verificar as temáticas correlatas.
Adota-se a concepção de aprendizagem na perspectiva sociológica, especificamente aquela que toma a aprendizagem como um processo construído no cotidiano das relações sociais com a mediação de múltiplas mediações, a partir da epistemologia da prática de Silvia Gherardi. Disso decorre que o conhecimento é uma construção coletiva, produzida, reproduzida e modificada por meio de práticas sociais (GHERARDI, 2000; GHERARDI; NICOLINI, 2001). Os EBP compõem uma abordagem que retorna aos estudos sociais no movimento practice turn, movimento iniciado, na área de Administração, em 1998 (BISPO, 2013).
A pesquisa abrangeu os artigos disponíveis na base de dados da SPELL e no portal de periódicos da Capes, publicados até 2017. A busca foi feita utilizando o termo “aprendizagem” no título do documento e “aprendizagem organizacional” e “prática”, no resumo. Foram obtidos 377 resultados, sendo que após a primeira análise permaneceram 42. Estes foram revisados sistematicamente quanto à evolução da produção, perfil de autoria, características metodológicas e temáticas correlatas, predominando a abordagem qualitativa. Para complementar a análise foram utilizados os softwares UCINET6 e NetDraw.
As publicações são recentes.A quantidade não é elevada, mas concentra-se em periódicos de impacto nacional e internacional. A autoria está sob responsabilidade de pequenos grupos. Fica em evidência a parceria entre autores e três pesquisadores se destacam pela quantidade de publicações. Nos aspectos metodológicos, é significativa a quantidade de artigos teóricos e a relevância de suas contribuições. Nos estudos empíricos, predomina o estudo de caso e entrevista.Quanto às temáticas, são discutidos temas relevantes à proposta teórico-metodológica dos EBP e alguns contribuem investigando lacunas.
Conclui-se que a pesquisa sobre aprendizagem na abordagem dos EBP tem pouca inserção no contexto brasileiro, podendo ser decorrente da pequena quantidade de estudos realizados e pesquisadores envolvidos ou da escolha dos pesquisadores por publicarem em periódicos internacionais, onde a abordagem encontra-se mais desenvolvida. Conclui-se também, que a aprendizagem discutida na abordagem dos EBP, por tomar as práticas inseridas no contexto das organizações como lócus para o estudo da aprendizagem, revelam potencial para preencher lacunas da perspectiva tradicional da aprendizagem organizacional.
BISPO, M. S. Aprendizagem organizacional baseada no conceito de prática: contribuições de Silvia Gherardi. Revista de Administração Mackenzie, v. 14, n. 6, São Paulo, 2013. GHERARDI, S. Practice-Based Theorizing on Learning and Knowing in Organizations: An Introduction. Organization, v. 7, n. 2, p. 211-223, 2000. GHERARDI, S.; NICOLINI, D. The sociological foundations of organizational learning.In: DIERKES, M. et al. (Org.) Organizational learning and knowledge. Oxford: Oxford University Press, 2001, p. 35-60.