Resumo

Título do Artigo

Nubank

Palavras Chave

Modelo de negócios
Fintech
Estratégia

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - MARCELO TAVARES DA SILVA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Marcelo Caldeira Pedroso
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)

Reumo

Este caso de ensino aborda uma empresa que foi criada com o objetivo de ser um agente transformador do conservador setor de prestadores de serviços financeiros no Brasil, a NU Pagamentos, mais conhecida pela sua marca: Nubank. O Nubank funciona como um cartão de crédito e o serviço proposto pela startup seria a solução para revolucionar o mercado de crédito no Brasil, considerado caro e burocrático.
Apresentar aos alunos como nasce uma startup numa situação real e próxima da realidade brasileira, com as iniciativas do empreendedor-fundador para que a empresa tenha sucesso no mercado. Os alunos devem refletir sobre as questões importantes de raciocínio empreendedor que são feitas e respondidas ao longo do caso e estruturar o modelo de negócio que simule o caso real apresentado. Com isso, espera-se que a aprendizagem seja realizada pelo aluno.
Os dados para construção do caso foram coletados via comunicação direta (email) com a empresa em análise, material divulgado pela imprensa, materiais promocionais e conteúdo de websites. Um dos autores é usuário do produto da empresa.
Inovação, Modelo de Negócios, Empreendedorismo Inovador, Administração Estratégica, Laboratório de Startups.
Eickhoff, M., Muntermann, J., & Weinrich, T. (2017). What do Fintechs actually do? A taxonomy of Fintech business models. In: 38th International Conference on Information Systems. ICIS Proceedings, Seoul. Foss, N. J., & Saebi, T. (Eds.). (2015). Business model innovation: The organizational dimension. Oxford, United Kingdom: Oxford University Press. Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: A handbook for visionaries, game changers and challengers. Hoboken: John Wiley & Sons.