Resumo

Título do Artigo

POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE PAÍSES EMERGENTES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

instituições governamentais
papel do governo na internacionalização
internacionalização

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Fernando Veroneze
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Liberdade
2 - Fernanda Cecília Ribeiro Cahen
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo
3 - Diego Bonaldo Coelho
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM) - Relações Internacionais

Reumo

Alguns governos de países emergentes têm desempenhado um papel significativo na internacionalização das empresas locais, ou seja, na promoção das exportações e do investimento direto no exterior (IDE). Por exemplo, as multinacionais chinesas fizeram uma expansão internacional agressiva graças ao apoio do governo chinês, o então conhecido “go global” (LIU; BUCK; SHU, 2005; LUO; XUE; HAN, 2010; WANG et al., 2012a). Este estudo segue a linha de vários autores (TUNG, 2007; WANG et al., 2012b) que corroboram a ideia de que os governos podem exercer papel relevante na internacionalização.
Os trabalhos examinam a relação entre o governo do país de origem e suas multinacionais no processo de internacionalização contemplam a análise do ambiente de negócios e não das instituições. As facilidades providas pelas instituições governamentais podem melhorar o funcionamento do mercado e impulsionar as empresas locais a se internacionalizarem, esta é uma condição proposta por vários autores, mas, "Os governos brasileiros têm incorporado a internacionalização como problema público?". Obj: Identificar e analisar as instituições brasileiras que possuam recursos para impulsionar as empresas.
A entrada de multinacionais de países emergentes em mercados internacionais fez com que os pesquisadores buscassem diferentes teorias para estudar o fenômeno, e uma delas foi a teoria institucional (CUERVO-CAZURRA, 2012; LUO; XUE; HAN, 2010; WANG et al., 2012b). Uma das perspectivas da teoria institucional é a atuação dos governos, com a criação e desenvolvimento de instituições, políticas públicas e reformas que apoiem as empresas dos países emergentes na internacionalização, seja via exportação ou expansão de suas operações no exterior.
O artigo promove a discussão entre autores que desenvolveram pesquisas utilizando a teoria institucional como base de estudo das instituições governamentais e para a análise do ciclo de políticas públicas.
O estudo fez um mapeamento das instituições governamentais do Brasil em um período de 30 anos, com o objetivo de analisar a evolução histórica-institucional dos instrumentos de políticas governamentais para a internacionalização de empresas de capital nacional. O objetivo de identificar as instituições governamentais brasileiras com recursos e conhecimento para impulsionar as empresas locais no processo de internacionalização revelou que houve esforço por parte do governo no desenvolvimento de instituições para suportar a nova política econômica do país.
CRESWELL, J., CUERVO-CAZURRA, A., CUI, L.; JIANG, F., FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L., KHANNA, T.; PALEPU, K. G., LUO, Y.; TUNG, R. L., LU, J.; LIU, X.; WANG, H., MUSACCHIO, A.; LAZZARINI, S., WANG, C. et al., VOSS, H.; BUCKLEY, P. J.; CROSS, A. R., RAMAMURTI, R.