Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL POR MEIO DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO SOBRE UM SHOPPING VAREJISTA.
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Palavras Chave

Capital social
Responsabilidade social corporativa
Stakeholder

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Glailton Robson Costa Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Mara Rosalia Ribeiro Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Feaac
3 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade

Reumo

Os preceitos de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) têm se tornado parte do paradigma dos negócios modernos na medida em que empresas passaram a adotar uma postura de responsabilidade sobre suas decisões, as quais têm impacto direto na sociedade (PORTER; KRAMER, 2006). No campo acadêmico, o interesse pelo tema RSC pode ser constatado pelo aumento significativo de artigos publicados, conforme evidenciam Jamali e Karam (2016), que identificaram na literatura um crescimento de 53% dos artigos publicados entre 2010 e 2015.
Diante da relevância da criação e implementação de práticas de RSC nas organizações e sua relação com o desenvolvimento do capital social junto aos seus stakeholders, estabelece o objetivo geral deste trabalho, o qual consiste em analisar em que extensão o desenvolvimento de práticas de RSC contribui para a construção do capital social de um shopping varejista. Como objetivos específicos, propõe-se investigar a composição do capital social da empresa em análise segundo as dimensões: (1) estrutural, (2) relacional, (3) cognitiva, tomando como base o modelo proposto de Nahapiet e Ghoshal (1998)
Como uma saída para o estabelecimento de uma análise apropriada acerca do capital social, Nahapiet e Ghoshal (1998) identificaram a possibilidade de investigar esse fenômeno a partir do desenvolvimento de um framework que permite a operacionalização do capital social em três aspectos: dimensão estrutural, relacional e dimensão cognitiva. Em suma, compreende-se que a teoria do capital social inclui a noção da formação de uma rede de atores capaz de fortalecer as ligações e estreitar interesses entre as diferentes partes interessadas.
A natureza da pesquisa é de cunho qualitativo. Conduzido um estudo de caso. O objeto de estudo foi um shopping de varejo na cidade de Fortaleza, Brasil. A amostra, foi constituída pela técnica “Bola de Neve”. A coleta de informações foi realizada por meio de roteiro semi-estruturado. A análise da dimensão estrutural, foi realizada análise de redes sociais com auxílio do software UCINET 6.657, a visualização permitida pelo uso do software NetDraw 2.162. A análise das dimensões relacional e cognitiva, foi feita uma análise de conteúdo. A utilização do software ATLAS.ti 7.
A construção da rede do shopping identificou quem são os principais stakeholders e quais ações realizadas e como os atores se relacionam. A construção dessa rede favorece ao shopping realizar práticas de RSC. As relações produzidas pela interação entre o shopping e stakeholders, percebe- se que as ações de RSC estimulam o desenvolvimento de um relacionamento que envolve credibilidade e confiança entre os atores da rede. A dimensão cognitiva do capital social do shopping, uma vez que o esforço da aplicação das práticas de RSC contribuem diretamente para o entendimento das ações.
A pesquisa revelou que é possível desenvolver bom relacionamento com stakehoders por meio de ações sociais e ambientais gerando benefícios relacionais e comerciais. A estrutural, foi possível observar que tanto os stakeholders quantos práticas de RSC é focado principalmente no shopping e instituto. A dimensão relacional, destaca-se o conteúdo ao desenvolvimento da comunidade que vive no entorno. A cognitiva, salienta-se à contratação de profissionais alinhados com os valores da empresa. Limitações, traz a visão apenas do shopping, sugere-se que outros stakeholders sejam entrevistados.
BOURDIEU, P. Le capital social. Actes de la recherche en sciences socieales, v. 31, p. 2-3, 1980. MACKE, J. Programas de responsabilidade social corporativa e capital social: Contribuição para o desenvolvimento local? Tese doutorado, Universidade federal do Rio Grande do Sul. 2005. NAHAPIET, J.; GHOSHAL, S. Social capital, intellectual capital, and the organizational advantage. Academy of Management Review, v. 23, n. 2, p. 242-266, 1998. ROWLEY, T. J.; Moving Beyond Dyadic ties: A network theory of stakeholders influences. Academy of management review, v. 22, n. 4, p. 887-910, 1997.